farol31

Eu já falei em alguns textos que um dos maiores poderes que o ser humano possui se chama GRATIDÃO. Desenvolver as atitudes de gratidão pode fazer com que a nossa vida tenha um brilho todo especial.

Hoje eu quero compartilhar um belíssimo texto da escritora Maria Cristina Tanajura chamado “Seres faróis”, mas antes quero agradecer a todas as pessoas que são faróis na minha vida e que a partir de seus ensinamentos, sabedorias e, principalmente, testemunhos de vida, estão me ajudando a ser um farol também. Agradecer aos muitos escritores que expandiram o meu universo com leituras edificantes e um agradecimento especial aos meus leitores, que tão bem recebem as mensagens que procuro transmitir e me incentivam nesse projeto. Meu desejo é também ser um farol! Que eu possa trazer palavras de aconchego a você que me lê agora e fazer com que você cresça como ser humano. Quero aproveitar para lhe motivar também a ser um farol na vida das pessoas que lhe são próximas. O mundo vai agradecer por essa atitude!…

Estamos todos sempre nos relacionando, influenciando uns aos outros, queiramos ou não. Pelo exemplo, principalmente, mas também pelo que falamos. Na verdade, o Divino se expressa através de tudo e de todos à nossa volta. Um sorriso amigo, um abraço caloroso na hora certa, um telefonema carinhoso quando nos sentimos mais sós, um e-mail que nos relembra verdades naquele momento esquecidas. Enfim, não vivemos isolados, mesmo quando temos dificuldade de relacionamento. Cada dia mais próximos uns dos outros, devido ao aumento da população e busca de espaço nas cidades, com a ajuda do desenvolvimento tecnológico assombroso, interagimos sempre, mesmo que disso não tenhamos sequer consciência. 

Imersos num oceano de ideias e pensamentos, somos influenciados por eles, cada um em sua faixa vibratória, atraindo os seus afins. E à medida que nos modificamos com a própria vida, tudo isto vai se transformando, pouco a pouco. Antigas amizades como que se distanciam de nós e novas se iniciam. Num constante movimento de idas e vindas, que não se detém jamais.

Neste processo todo, sempre contínuo, há pessoas que nos acenam como verdadeiros faróis, tendo a condição de nos sinalizar o caminho mais seguro e correto a seguir. Vieram com esta missão e a cumprem mesmo sem perceber, embora sejam tão importantes para um grupo, maior ou menor. Acho que todos já vivemos esta experiência de ter conhecido e até se relacionado com professores que jamais conseguimos esquecer, nem sempre pelo conteúdo do que ensinavam, mas pela forma como o faziam… Pela maneira de nos tratar, de nos olhar, de nos respeitar – independente da idade que tínhamos na época.

Há os cientistas, os grandes músicos, os religiosos de diferentes crenças, familiares especiais que jamais serão esquecidos enquanto vivermos e sabemos que o faremos para sempre. Todos foram luzes em nossos caminhos e nem sempre souberam que desempenharam este papel. Mostraram uma forma de viver mais amorosa, ou mais correta, ou mais sábia. Certamente, foram canais do divino enquanto por aqui estiveram e em nossas vidas desempenharam papel decisivo, muitas vezes nos ajudando a manter acesa a esperança em dias melhores.

Faróis iluminam a escuridão dos mares, dia e noite, sem cessar. São luzes solitárias e não esmorecem, atuando principalmente nos dias difíceis de grandes tempestades.

Há no nosso mundo, hoje, muitas pessoas faróis – nem sempre desempenhando papéis de destaque no meio de tanta ilusão e de tantos desacertos. Podem sequer dizer frases inteligentes, mas certamente nos transmitem muita serenidade e a certeza de que podemos chegar a ter paz um dia.

Gratidão é o sentimento que me preenche, quando penso em todos os faróis que já encontrei em minha vida e para os quais peço as bênçãos do Pai, para que continuem brilhando as suas luzes, sem jamais perderem o ânimo, pois precisamos muito deles.

Jesus foi o maior dos faróis que já nos visitaram aqui na Terra. Sua Luz continua a brilhar apesar dos desatinos, das guerras, dos equívocos praticados erroneamente em Seu nome. Peçamos sempre a Ele que não nos deixe relegados à escuridão reinante, mas que nos aponte o caminho mais sábio, sempre – e vamos em frente! Lembrando que somos referência para quem convive conosco – de uma forma mais ou menos marcante.

Nunca deixamos de influenciar o mundo ou de sermos influenciados por ele. E assim caminha a humanidade. Esperamos que dias mais claros estejam chegando e que homens e mulheres faróis sempre cruzem os espaços de todos nós, pois nos trazem a energia divina e nos ensinam a viver.

  • Breve reflexão em áudio a partir desse texto

https://soundcloud.com/paralemdoagora/pessoas-farois

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles