06976-perdoar

Já falei inúmeras vezes nos meus textos que o PERDÃO é um dos maiores poderes que o ser humano possui para crescer e se tornar mais consciente. Porém, perdoar não é nada fácil. Para falar a verdade, é algo que se aprende. O perdão cresce a medida que crescemos em consciência, SEMPRE!

Lembra as palavras de Jesus?

– Quantas vezes devemos perdoar, mestre? Até sete vezes?

– Não te diria sete vezes, mas setenta vezes sete…

Percebe quem pronunciou essas palavras? Um dos seres mais iluminados que já pisou neste nosso planeta.

Quero nesse texto lhe dar uma pequena dica preciosa com relação ao perdão! Essa dica é uma das chaves para que você aprenda a perdoar de modo parecido com o que o mestre Jesus nos ensinou.

Para inspirar essa reflexão, compartilho algumas sábias palavras do escritor e espiritualista Deepak Chopra.

“Ninguém está errado. Aos olhos do amor, todas as pessoas estão fazendo o melhor que podem segundo seus próprios níveis de consciência. As outras pessoas parecem erradas quando as perspectivas delas não correspondem as suas. Todos os desacordos são resultados da má compreensão do nível de consciência da outra pessoa.”

Deepak Chopra

Essas palavras trazem uma sabedoria incrível. O perdão genuíno parte dessa premissa de que a outra pessoa está sendo o melhor que ela pode ser naquele momento.

Esse conhecimento pode servir também como chave para curar nossas mazelas que carregamos lá da infância. Pense comigo! Muitas vezes nos ressentimos com nossos pais, alimentamos raivas e muitas vezes até ódio deles por conta de algo que eles nos fizeram na infância e carregamos essa dor ao longo de muitos anos, e quando não cuidamos das nossas emoções, às vezes levamos essas dores com gente durante a vida inteira, e acontece o pior de tudo, que é a construção de um ciclo vicioso de comportamentos ruins, sentimentos ruins e padrões de pensamentos pequenos.

É assim que se aprende a perdoar. Guarde essa frase no mais profundo da sua mente: A pessoa que convive com você está se apresentando como a melhor versão que ela pode naquele momento.

Se alguém te fez sofrer de alguma maneira, muitas vezes (na maioria, para falar a verdade) essa pessoa não fez nessa intenção. Ela estava simplesmente reproduzindo aquilo que ela aprendeu com seus pais e com quem foi uma autoridade na sua vida, entende?

A partir do momento que você toma essa consciência, se torna muito mais fácil perdoar. Acredite!

Portanto, essa é minha dica preciosíssima para você. Desenvolva essa EMPATIA. Tente enxergar as outras pessoas na perspectiva delas! Tente se imaginar na pele delas, vivendo as experiências que elas viveram, no contexto familiar que elas viveram, no nível de instrução que receberam, no ambiente de trabalho que foram colocadas etc.

Se transportando para a realidade delas, você perceberá que tudo está acontecendo e sucedendo como tem que ser, e você finalmente aprenderá que é possível perdoar de maneira genuína, como o mestre Jesus nos ensinou, setenta vezes sete vezes… Pense sobre isso…

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles