tudo-certo-como-assim-1320x880

Outro dia eu li uma frase absolutamente profunda e ao lê-la, tive a certeza de que apenas uma pequeníssima parte das pessoas conseguiria entendê-la, exatamente porque se trata de uma frase que só se entende com o coração. Tenho aprendido na vida que tudo aquilo que só se entende com o coração é de difícil entendimento para a maior parte das pessoas, pois elas vivem através da MENTE, e a mente é quase sempre, nossa maior inimiga.

Se você é alguém que pretende crescer em consciência, continue lendo esse texto até o fim, pois essa mensagem vale a pena ser guardada com carinho. Vamos a ela?

“Enquanto algo perturbar o homem e ele considerar que isso tem de ser alterado, ainda não atingiu o autoconhecimento.”

Thorwald Dethlefsen e Rüdger Dahlke

O que esses autores estão querendo dizer, levando para uma linguagem bem direta seria: ESTÁ TUDO CERTO. Tudo está como tem que ser.

Para adquirirmos essa consciência não é nada fácil. Leva muito tempo, mas muito tempo mesmo, porque nós somos dominados pelo EGO e quando algo acontece diferente do que queríamos, ou quando erramos feio por causa dos nossos defeitos, ou quando os outros não se comportam como gostaríamos, ou quando achamos que fomos injustiçados por alguém etc. etc. Em todos esses casos e muitos outros, quem está no domínio é sempre ele, o nosso querido EGO.

É necessário um profundo mergulho dentro de si mesmo para admitirmos que tudo que acontece em nossa vida é 100% nossa responsabilidade. Tudo, absolutamente tudo em nossa vida somos nós mesmos que criamos. Você consegue admitir isso?

Pois é! Muitas vezes ficamos com raiva e dizemos: “Péra aí! Não é assim não!…”.

Cresce dentro da gente uma revolta e começa a surgir o famoso VITIMISMO. “O fulaninho fez isso comigo e você vem me dizer que fui eu que fiz isso! Que a culpa é minha! Que estória é essa…”.

Sim! Foi você que ATRAIU essa situação. E atraiu exatamente para ter a OPORTUNIDADE de crescer em consciência e amor.

A vida nos dá todas as lições que precisamos aprender querendo ou não querendo. Ela sempre vai nos mostrar o caminho certo. O grande problema é que existem muitas pessoas que só aprendem as grandes lições da vida depois de “apanharem exaustivamente”, parece que os 15 rounds não são suficientes para um nocaute total.

Existem pessoas que só aprendem depois que já estão em carne viva, depois que já não aguentam mais e já estão pensando até em desistir da própria vida.

Você vê quanto sofrimento? Não precisa ser assim meus amigos!

Que tal a partir de hoje você repetir conscientemente que ESTÁ TUDO CERTO?

Essa frase contém uma verdade universal e quanto mais cedo você compreendê-la melhor.

Por exemplo. Se uma pessoa decidiu entrar para o mundo do crime, você acha que ela está perdida, que ela é um ser humano que deveria pagar pelos seus atos numa prisão perpétua? Ou mesmo receber como castigo a tal da “pena de morte”?

Sabe o que eu digo a você? ESTÁ TUDO CERTO. Ficou chocado?

Pense comigo! Pessoas que entraram para o mundo do crime só aprenderam a ser isso ao longo da vida. Nunca tiveram referenciais de sabedoria, de amor, pessoas que as apoiassem, que acreditassem em seus potencias, que as fizessem vislumbrar um mundo repleto de oportunidades de crescimento pessoal e humano etc.

Em outras palavras, o nível de consciência delas só as leva a ser exatamente como são, não tem como esperar que elas sejam diferentes.

Se eu ficar me martirizando por isso eu vou é enlouquecer, porque o que tem de pessoas que estão no mundo do crime não está no gibi.

Dei esse exemplo apenas para ilustrar e para que você reflita que NUNCA podemos fazer nada pelos outros diretamente, mas podemos fazer por nós mesmos. A mudança é sempre com a gente. Se nós mudarmos, os outros passarão a olhar para nós com outros olhos, e assim eles reagirão às nossas atitudes de maneira diferente, entende?

Essa consciência, ao ser adquirida, retira de nós esse imenso VITIMISMO. Tudo começa em mim e termina em mim, assim, não posso ser uma vítima das circunstâncias.

Nesse hora, ao ler novamente essa frase tão profunda, ela já passa a fazer muito mais sentido, concorda comigo?

“Enquanto algo perturbar o homem e ele considerar que isso tem de ser alterado, ainda não atingiu o autoconhecimento.”

AUTOCONHECIMENTO. Essa é a palavra! Eu sei sobre mim, sobre o meu mundo. E se conseguir consertar o meu próprio mundo, pode ter certeza, já terá sido muito, muito mesmo!

Portanto! Não queira alterar nada. Não gaste seu tempo e suas energias querendo mudar nada nem ninguém! Essa é uma busca vã que certamente vai lhe fazer sofrer. Em vez disso, mude você, mude o seu mundo interno, assim, você inspirará um grande número de pessoas que se aproximar de você.

Desta forma, aí sim! O mundo começará a mudar, porque tudo começou em você. O seu mundo pode ser alterado, jamais o mundo das outras pessoas. Elas e apenas elas podem mudar seus mundos, não você.

Que essa breve reflexão tenha feito você se tranquilizar quanto a essa verdade universal que dói tanto para as pessoas que se deixam dominar pelo EGO. Que refletindo sobre isso, você busque pouco a pouco transcender o seu ego e se tornar um ser humano cada vez melhor…

Paz e luz.

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles