pedras-preciosas-fonte-google

Outro dia eu li uma frase extremamente inspiradora do escritor metafísico René Guénon e farei aqui uma breve reflexão sobre ela. A frase é a seguinte:

“Costuma-se dizer que, quando alguém busca um tesouro que por qualquer motivo não está destinado a ele, o ouro e as pedras preciosas se convertem diante de seus olhos em carvão e pedras vulgares.”

René Guénon

A ideia principal transmitida nesta frase é uma das máximas dos espiritualistas

“Quando o discípulo está pronto o mestre aparece” – citação oriental

Cada um de nós está neste planeta para evoluir e o nível de consciência é absolutamente individual. Uma pessoa que está ainda em um grau muito primitivo de consciência certamente vai olhar para coisas que são preciosas e não conseguirá enxergar a riqueza guardada nas suas entranhas.

As pedras mais preciosas que existem nesse planeta e nas nossas experiências se encontram nas dimensões mais sutis. E para conseguir enxergar toda essa beleza é preciso buscar o autoconhecimento incessantemente e desenvolver essa sensibilidade.

Já citei esse exemplo uma vez, mas vou retornar porque ele é bastante ilustrativo.

Quando eu era adolescente tinha vontade de ler de tudo um pouco para conhecer mais, aprender mais… Hoje não é diferente, mas a minha busca é mais madura e direcionada.

Entre as leituras que fiz, me deparei com o querido Dalai Lama. Logo nas primeiras páginas já joguei o livro de lado dizendo para mim mesmo que se tratava de autoajuda barata! Já pensou? Quanta ignorância!

Nessa época eu só refletia uma série de condicionamentos e crenças errôneas que eu tinha e que foram pouco a pouco transcendidas pelo autoconhecimento.

Hoje, sem sombra de dúvidas, o Dalai Lama é uma das minhas maiores referências e busco me espelhar nele e em muitos outros mestres para ser uma pessoa melhor. Já escrevi dezenas de textos a partir da sua sabedoria e simplicidade.

Em outras palavras, a sua sabedoria na época da minha adolescência era vista por mim como um carvão e pedras vulgares, hoje, as mesmas palavras, os mesmos livros, as mesmas conferências, são vistas por mim como um imenso tesouro repleto de pedras preciosas.

Isso é magnífico não é mesmo? Todos nós podemos mudar completamente a nossa visão de mundo.

É sinal de inteligência e sabedoria ter um pensamento equivocado e depois de conhecer um pensamento mais coerente e convincente, ter a humildade de reconhecer que o que pensava antes era um equívoco.

Eu sou muito transparente para falar sobre isso e quero concluir esse texto com mais um exemplo bem importante.

Até bem pouco tempo eu cultivava um pensamento capitalista terrível, o da MERITOCRACIA, que diz que as pessoas devem ser reconhecidas e crescerem na vida de acordo com os méritos que recebeu.

Essa visão é perigosíssima, porque retira todo o passado da pessoa e todo o contexto no qual ela está inserida.

A própria vida e as pessoas que tive o privilégio de conhecer me fizeram mudar essa pensamento. Conheci jovens inteligentíssimos e cheios de sonhos que foram abandonados pelos seus pais, chamados de lixo por eles, chamados de demônios.

Já escutei uma mãe dizer que preferia “ver o cão na sua frente a ter que ficar perto do filho dela…”.

Aí você vem me dizer que um filho que sempre teve tudo, uma família estruturada e amorosa, condições financeiras, incentivo para os estudos, curso disso, curso daquilo etc… que esse garoto é melhor que o rapaz que foi rejeitado pela sua mãe e considerado um lixo por ela?

Pois é! Quem acredita na meritocracia pensa que esse filho com mais recursos é melhor!

É triste, e eu já pensei desta maneira no tempo da minha ignorância! Hoje, vendo o mundo com olhos mais maduros mudei e consigo enxergar pedras preciosas entre seres humanos que foram injustiçados, abandonados pelos pais, em moradores de rua com histórias de vida que poderiam virar filmes de tão bonitas que são.

Enfim! Só é possível enxergar pedras preciosas quem tem “olhos para ver”, como diria o mestre dos mestres Jesus Cristo!

Você quer ter esse olhar? Então mergulhe dentro de você mesmo e desenvolva essa sensibilidade!

Essa tema é muito amplo e multifacetado, certamente voltarei a falar sobre ele. Que essas poucas palavras tenham feito você refletir e ter o desejo de enxergar mais pedras preciosas pelo caminho…

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles