presente-passado-futuro

Outro dia li uma frase fabulosa atribuída ao geógrafo, naturalista e explorador alemão Alexander von Humboldt que me fez refletir bastante, ela dizia o seguinte:

“Para que o humano se enriqueça, se consolide e se aperfeiçoe é necessário que exista a variedade de situações”

Alexander von Humboldt

Apesar de curta, essa frase pode nos levar a grandes reflexões. Vou falar nesse texto a partir da minha própria experiência e da observação de pessoas que fazem parte da minha vida.

O nosso aperfeiçoamento está diretamente relacionado com as experiências de vida, e quanto mais diversificadas elas são, mais nós desenvolvemos o que chamo de RECURSOS, e esses recursos são na realidade, ferramentas de desenvolvimento das diversas inteligências que temos em nós como inteligência física, emocional, lógica, relacional, musical, expressiva, espiritual e por aí vai…

Hoje eu me considero um ser humano com bem mais recursos que há alguns anos, mas isso se deu porque eu me dei ao direito de experimentar diversas coisas diferentes até estar onde estou hoje.

Por exemplo. Comecei estudando Física e Matemática até níveis estratosféricos de dificuldade, não me identifiquei com o curso de Física, então decidi terminar a Graduação e mudar de área.

Fiz mestrado em Engenharia Mecânica e por lá trabalhei arduamente dentro de uma oficina mecânica para construir do zero um fogão solar. Gostei da experiência, foi muito rica de aprendizados, mas não queria continuar nela por mais tempo.

Desde o tempo da Graduação já estava me apaixonando pela Psicologia, Filosofia, Teologia, Espiritualidade etc. e em 2012, ainda no mestrado, comecei a escrever no blog “Para além do agora”, como quem não quer nada e de lá pra cá só coisas incríveis vieram acontecendo e enriquecendo a minha vida.

Descobri uma paixão sem limites pela Educação e pela Psicologia e hoje estou estudando Psicanálise, juntamente com uma série de outros estudos em paralelo, como a Filosofia, a espiritualidade profunda, a mediunidade, a Metafísica da Saúde etc.

Fiz verdadeiras reviravoltas na minha vida, mas digo com toda certeza. Elas valeram muito a pena, porque com experiências tão diversificadas eu fiz na minha vida o que a maior parte das pessoas tem dificuldade. Eu DIMINUI AS MINHAS DÚVIDAS.

Aquelas perguntinhas super chatas que dizem: “Será isso? Será aquilo?”, praticamente não surgem mais na minha mente, porque eu tive sonhos e desejos e procurei realizá-los, muitas vezes com medo mesmo, mas encarando o medo e seguindo em frente.

Então estou aqui hoje para motivá-lo a pelo menos tentar realizar seus sonhos tão almejados. Veja só! Na pior das hipóteses você poderá não gostar da escolha e decidir lá na frente mudar de ideia, de caminhos, de sonhos etc.

Tire da sua cabeça aquela velha história do “tempo perdido”. Não existe tempo perdido viu? Existem experiências que serviram de aprendizado e aperfeiçoamento, como tão bem o grande Alexander von Humboldt diz na sua frase.

Posso mesmo citar a questão dos escritores, que tem ligação com o que faço. Um dos que mais admiro, que é o querido Rubem Alves, começou a escrever livros infantis, de contos e crônicas quando estava com seus 40 anos de idade. Já pensou? Mesmo nessa idade ele produziu imensamente e nos deixou um legado eterno. Portanto, não existe essa estória de “tempo perdido”, ou de “já está tarde demais para começar algo novo”. NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR ALGO NOVO.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

Chico Xavier

Eu tenho um amigo que também mudou radicalmente ao longo da vida e tenho por ele uma admiração profunda. Ele começou a trabalhar nas forças armadas, ficou por lá alguns anos e aquilo perdeu todo o sentido para ele. Então ele decidiu seguir na área da Advocacia por duas décadas e hoje, entrando na idade mais madura, se apaixonou pela Psicanálise e já atende como Psicanalista, além de ministrar cursos voltados para a área do autoconhecimento e espiritualidade.

Ele é um ser humano cheio de recursos, como disse anteriormente. Conversar com ele é sempre uma oportunidade de aprender, porque ele não tem só teoria para passar aos outros, ele tem VIVÊNCIAS. E pode ter a mais absoluta certeza, elas falam muito mais do que as palavras.

Tenho percebido que mais e mais pessoas têm lido meus textos e se identificado com eles, porque eu busco transmitir em palavras não apenas conhecimentos, mas vivências, experiências de vida e meu próprio processo de evolução, e acho isso simplesmente fantástico!

Enfim! Que essa viagem pelos caminhos e experiências minhas e desse meu amigo tenham lhe inspirado a quem sabe, tirar da gaveta aquele sonho que já está pegando mofo porque você acha que é loucura, não é mesmo? Ou lhe leve a perseverar no que já faz, se aperfeiçoando e sabendo que tudo são experiências e aprendizados!

“Para que o humano se enriqueça, se consolide e se aperfeiçoe é necessário que exista a variedade de situações”

Alexander von Humboldt

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles