Young Woman with Her Hand on Her Belly and Man Beside Her Writing --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Eu vou falar nesse texto sobre algo que você já sabe, mas talvez ainda não saiba em uma linguagem terapêutica. Já disse em outros textos que estou estudando para me tornar psicanalista e terapeuta muito em breve e a frase que intitulou esse texto é uma das mais proferidas por qualquer bom terapeuta e hoje você vai saber o porquê.

Todos nós temos sofrimentos e dores emocionais que só podem ser curadas através de uma palavrinha mágica chamada RESSIGNIFICAÇÃO, que dediquei um texto inteiro só para falar dela, e você pode lê-lo clicando [aqui].

Ressignificar é exatamente retirar o peso emocional das experiências negativas vivenciadas no passado e a única forma de trabalhar com esses sentimentos é FALANDO deles. Por isso essa frase: “Fale mais a respeito…”.

Porém, o mais interessante é o que vou dizer agora. Quando um terapeuta diz isso, ele está conduzindo o paciente a aprofundar cada vez mais a experiência negativa que foi vivenciada por ele e com essa condução ele consegue identificar os nós que estão fazendo com que o paciente continue sofrendo mesmo depois de passado um tempo desde a experiência entende?

A partir dessa condução o terapeuta chega no CERNE do problema e contribui para que o paciente por si só tenha um insight e descubra o que desencadeou todo o sofrimento vivenciado. Uma vez entendendo os motivos fica fácil fazer um reforço positivo para que a mesma lembrança não seja mais encarada como algo negativo e pesado, mas meramente como uma lembrança igual a milhares de outras. Acontecendo isso podemos dizer que a terapia funcionou ou deu bons resultados.

Essa é outra coisa bacana, ressignificar é absolutamente diferente de esquecer. Nós nunca esquecemos as experiências vivenciadas (a não ser que a pessoa sofra um acidente cerebral que afete diretamente a memória). O que acontece é que com a terapia a pessoa passa a olhar as experiências negativas do passado sob uma ótica positiva e mais consciente.

Tem uma frase proferida por muitos profissionais da mente humana e que concordo absolutamente. Espero que você grave essa frase no mais profundo do seu interior ok?

A SOLUÇÃO DO PROBLEMA ESTÁ NO PROBLEMA

Quando eu tenho a coragem de acessar minhas memórias mais pesadas e dolorosas e falo sobre elas, eu dou a permissão de que um profissional experiente e conhecedor da mente humana me conduza a compreender o que fez com que me sentisse mal com algo ou travado pela experiência.

O ato de falar por si só já diminui parte da nossa tensão e colabora para que aos pouquinhos recuperemos ou comecemos a adquirir mais AUTOCONFIANÇA.

Portanto, esse é o recado, para que você passe a olhar o processo terapêutico com um olhar mais positivo e livre de preconceitos.

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas com um olhar preconceituoso achando que terapia é “coisa de gente doida”.

Eu vou dizer uma coisa pra você: “Eu faço terapia!”. Ohhhhhhh! Será que eu sou doido também? Talvez! Mas um doido legal que quer contribuir com a elevação da consciência das pessoas!

Concluo esse texto compartilhando um vídeo incrível do grande terapeuta Ricardo Reis, um cara que tem um coração imenso! Tenho certeza que você vai gostar desse vídeo.

E você? Quer falar mais a respeito? Aproveite o espaço dos comentários e tire suas dúvidas caso tenha ficado com alguma. Será um prazer interagirmos mais através dos comentários.

Paz e luz.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=XdjcW8iZxwg[/youtube]

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles