PESSOAS-INTUITIVAS

Outro dia estava assistindo a uma aula do curso de formação em Psicanálise que estou fazendo nesse momento e o professor tocou num assunto que me deixou bastante reflexivo. As pessoas que falam muito no diminutivo, elas precisam ser observadas com muito cuidado e atenção!

Ele dizia que pessoas que falam demais no diminutivo têm neuroses que são disfarçadas pelas palavras aparentemente carinhosas e despretensiosas. Lembrando que em nenhum momento estou generalizando OK? Ele falou sobre uma tendência, e não sobre algo absoluto.

Quando ele falou isso me reportei a uma pessoa que fez parte da minha vida e tinha vício em falar tudo no diminutivo. Ela era comparada até com a “Miss simpatia” do filme americano, mas eu sempre desconfiei da sua aparente simpatia e afetividade.

Ela me tratava com muito indiferença e foi no convívio com ela que comecei a perceber o quanto esse sentimento é cruel e muito mais destrutivo do que o ódio. Nesse texto abaixo falo com mais detalhes sobre o tema da indiferença. Vale a pena conferir

A relação entre amor, ódio e indiferença

Vou citar alguns exemplos de palavras comumente ditas no diminutivo e que muitas vezes não querem dizer a verdade da intenção de quem as profere.

  • Ela é tão bonitinha/ Ele é tão bonitinho => Muitas vezes esse “bonitinho(a)” é uma forma de dizer que se trata de uma pessoa considerada feia, mas que é chamada assim como forma de ser educado ou como uma maneira de elogiar e passar uma boa imagem!
  • Ele é tão “bonzinho”/Ela é tão “boazinha” => Esse é um exemplo clássico. Quase sempre as pessoas que falam dessa forma de alguém está na realidade querendo dizer em outras palavras: “Como fulano é besta e deixa que os outros se aproveitem dele(a)”. Esse é o exemplo clássico daquelas pessoas que querem agradar a todos e por causa disso se anulam e sofrem pra caramba para manter uma imagem de bonzinho ou boazinha! Também escrevi com mais detalhes sobre isso nesse texto logo abaixo. Confira!

O risco de querer agradar a todos

  • Isso foi tão facinho => Muitos que falam isso estão menosprezando as dificuldades para realizar determinada atividade ou estão se envaidecendo ao dizer que são produtivas e podem fazer muito mais ou coisas mais difíceis. Esse é um comportamento perigoso e provavelmente você já conheceu alguém com esse perfil…
  • Essa comidinha está tão gostosinha => Esse é um discurso clássico da pessoa que quer paparicar outra, quase sempre com segundas intenções. O que custa dizer simplesmente? “Poxa! Que comida boa!”. Precisa dizer “Comidinha gostosinha?”.
  • Ele é tão fofo/ Ela é tão fofa => Esse é outro termo extremamente utilizado por pessoas que são falsas e têm dificuldade de expressar o que sentem de verdade. Boa parte das que falam isso estão de forma inconsciente querendo dizer: “Caramba! Eu nunca vou conseguir ter o carisma de fulano(a)”. Você sabia que esse é um tipo de frase muito proferida por pessoas que sentem inveja de outras que se destacam ou que são queridas por muita gente? Agora você já sabe! Se alguém falar assim com você! Aguce bem sua percepção, é bem provável que essa pessoa esteja lhe invejando!
  • Isso foi uma coisinha de nada => Essa frase é muito proferida por pessoas que adoram encobrir a verdade sobre os fatos. Muitas vezes ela se meteu numa verdadeira “encrenca” e vem com esse papo de que foi uma “coisinha de nada”. Muito cuidado com quem fala assim viu? Sempre que me falam isso, internamente eu digo pra mim “Vixe! Aí tem uma bomba prestes a explodir!” rsrsrsrs!
  • Ele(a) é tão organizadinho => Esse é um caso típico de PERFECCIONISMO. Quando alguém fala assim sobre outra, pode ser normalmente duas coisas: ou a pessoa está invejando o perfeccionismo da outra ou está com muito raiva dessa atitude. De qualquer jeito existem extremos e exageros envolvidos!

Enfim! Só o que não faltam são exemplos! Portanto. Daqui pra frente passe a prestar bem mais atenção às pessoas que falam demais através de diminutivos. Elas estão inconscientemente mandando mensagens a você de: TOME CUIDADO! ABRA O OLHO!…

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles