Mulher-em-meio-a-pessoas-mascaradas-thumb-650x370-139048

Existe um livro que já falei diversas vezes por aqui que foi um divisor de águas na minha vida. Aprendi imensamente com ele e continuo aprendendo, por incrível que pareça! Algumas de suas mensagens continuam reverberando dentro de mim até hoje, uns 3 anos depois que o li. Trata-se do livro “Arrancar máscaras! Abandonar papéis!”, do John Powell.

Inclusive escrevi até uma série de textos todos inspirados em trechos desse livro e compartilho logo abaixo o link com você para que você aprenda um pouco sobre esse processo de arrancar máscaras e papéis…

Série de textos: Arrancar máscaras! Abandonar papéis!

É como eu disse no título desse texto, arrancar nossas máscaras e papéis trata-se de um processo evolutivo que acontece bem aos poucos, mas com resultados que duram por toda a eternidade!

Desde que li esse livro e pratiquei o que nele está escrito, a minha vida tem dado grandes saltos de qualidade e pouco a pouco estou aprendendo essas grandes virtudes ensinadas pelos mestres da humanidade, como Jesus Cristo e tantos outros.

Muitas vezes nós insistimos em vestir máscaras porque dá muito medo se despir de todas elas. Gosto até de fazer uma comparação com a nossa pele. É como se as máscaras fossem camadas de pele que vão sendo arrancadas desde a epiderme até chegar à derme, quando ficamos em “carne viva”.

O que acontece quando a pele fica em “carne viva”? Ficamos muito SENSÍVEIS a tudo que for externo e que toque a pele, não é mesmo?

No processo de evolução da consciência acontece algo parecido, mas no sentido figurado é claro! Nós aumentamos a nossa sensibilidade e passamos a ver as outras pessoas com olhos muito mais amorosos e empáticos.

E assim nossas máscaras cada vez mais vão caindo por terra.

Vou citar algumas máscaras comuns que a maioria das pessoas veste e tem uma dificuldade imensa de arrancar.

  • A máscara de caridoso => quem as veste ajuda as pessoas como uma espécie de “barganha com Deus”, para alcançar um prêmio da bem aventurança no céu, no paraíso! Essa é uma máscara que muitos passam a vida inteira e não arrancam…
  • A máscara de bonzinho/boazinha => são as pessoas que fazem de tudo para querer agradar todo mundo e por conta disso se anulam completamente, vivendo infelizes muitas vezes.

Sugestão de leitura: O risco de querer agradar a todos

  • A máscara de religioso(a) => são as pessoas que passam o dia inteiro enfurnadas dentro das igrejas, mas na igreja da própria vida, negligenciam uma série de coisas, como o convívio com a família, a boa educação dos filhos etc.
  • A máscara de homem forte/mulher forte => são aquelas pessoas que muitas vezes estão morrendo de cansadas ou tristes ou frustradas com alguma coisa, mas nunca “dão o braço a torcer”. Sempre querem mostrar para os outros que são fortes, que não têm fragilidades como todo mundo!
  • A máscara de justiceiro => existe um número imenso de pessoas que a vestem. São aquelas pessoas que vivem falando mal do governo, das políticas públicas, dos familiares que não aparecem pra visitar, dos funcionários do trabalho que tentam aparecer etc. elas estão sempre insatisfeitas querendo dizer para todos que são muito justas e retas! Caramba! Essa postura é tão desgastante…

Enfim! Essas são apenas algumas das máscaras comuns que existem na nossa sociedade. Logicamente existem muitas outras e todas elas servem para encobrir a nossa verdadeira natureza.

As pessoas tem medo de revelarem quem são de verdade e não serem aceitas por isso, não serem amadas por isso! Essa perspectiva não passa de uma ilusão que precisa ser dissipada.

Acredite! Sempre vai haver pessoas que lhe amarão exatamente do jeito que você é, não importa de que jeito seja. Essa é uma lei universal que sempre falo por aqui, a lei do SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE.

Portanto, não há porque ter medo de ser quem é, inclusive esse é outro título de livro do mesmo autor do livro referido no início, o John Powell. O livro se chama: “Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?”. Que recomendo fortemente a leitura!

Mas existe uma máscara maior do que todas essas que falei sabia? E essa máscara só é absolutamente arrancada pelos seres humanos que se tornam iluminados. Trata-se da “máscara do EU”, que chamamos na linguagem esotérica de EGO!

Nós recebemos um nome quando viemos para esse mundo, mas esse nome não somos nós, e tudo que conquistamos ao longo da vida também não somos nós!

Somos apenas um sopro divino, uma pequena poeira no mar do infinito. Existem milhões, bilhões de pessoas que se prendem ao status, a renda, ao poder, a religião, a fama, aos títulos acadêmicos, mas tudo isso são apenas PAPÉIS, e precisam ser abandonados também, mas para isso requer bastante coragem, desapego e desprendimento.

Eu por exemplo! Escrevo na internet há 4 anos e algumas vezes já deparei com frases e pensamentos que criei e que estavam com o nome de outras pessoas. Tem gente que fica “p” da vida quando vê esse tipo de coisa: “Você está infringindo as leis dos direitos autorais…”.

Há um tempo reflito bastante sobre isso, sabe? “Direitos autorais”? Como assim? Quer dizer que eu sou dono exclusivo daquilo que disse? Eu sou incrível e minhas ideias não podem ser compartilhadas e transmitidas da mesma forma por outras pessoas? Eu, uma mera poeirinha das estrelas, tenho o direito de dizer que algo é só meu, e ninguém tem o direito de reproduzir?

Você percebe que existe o EGO aí? Um processo sutil de IDENTIFICAÇÃO?

Já não tenho mais isso comigo. O que escrevo pode ser escrito por qualquer outra pessoa e os insights que tenho certamente são ou serão despertados também em outras pessoas!

Se quiser pegar todo esse texto ou parte dele e colocar o seu nome, fique à vontade! Sabe como é que eu penso hoje em dia?

“Que legal! As mensagens que escrevi estão atingindo mais pessoas…”.

Tanto faz ser do Isaias, da Maria, do João, da Francisca, do Gerônimo. Isso são só nomes, o importante é a MENSAGEM e a REFLEXÃO que existe por trás de cada palavra!

E você? Está disposto a arrancar as suas máscaras uma por uma? Garanto a você que muita sabedoria de vida vai surgir a partir dessa tomada de decisão, e sua presença vai tocar o coração de muitas pessoas por onde você for!

Paz e luz…

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles