amor-profundo

Na nossa vida existem uma série de perguntas que aparentemente são banais e bobas, mas se forem analisadas com cuidado são muito difíceis de responder. Nesse texto vou fazer uma breve reflexão a partir de uma dessas “perguntas de criança”, como costumo brincar! “Por que o amor está relacionado diretamente com o nosso coração?”.

Para responder a essa pergunta, pego carona nas palavras sábias do místico oriental Osho.

*********************

O amor é sempre novo. Ele nunca envelhece porque é não-cumulativo, não-armazenador.

O amor não conhece nenhum passado; é sempre fresco, tão fresco como as gotas de orvalho. Ele vive momento a momento, é atômico. Não tem nenhuma continuidade, não conhece nenhuma tradição.

Cada momento ele morre e cada momento ele renasce novamente. É como a respiração: você inspira, você expira; de novo você inspira e expira. Você não o guarda dentro.

Se você segurar a respiração você irá morrer porque ela se tornará viciada, ela se tornará morta. Ela irá perder aquela vitalidade, a qualidade da vida. O mesmo acontece com o amor; ele está respirando; a cada momento ele se renova. Então quando ficamos presos no amor e paramos de respirar, a vida perde toda significância.

E é isso que está acontecendo com as pessoas: a mente é tão dominante que ela até mesmo influencia o coração e o torna possessivo! O coração não conhece nenhuma possessividade, mas a mente o contamina, o envenena.

Então se lembre: apaixone-se pela existência! E deixe que o amor seja como o respirar. Inspire e expire, mas deixe que seja o amor entrando, saindo. Pouco a pouco a cada respiração você precisa criar essa mágica de amor.

Torne isso uma meditação: quando você expirar, sinta que você está derramando seu amor na existência; quando você inspirar, a existência está derramando seu amor em você. E logo você verá que a qualidade da sua respiração está mudando, assim ela começa a ficar algo totalmente diferente daquilo que você sempre conheceu antes.

Eis porque na Índia a chamamos de o prana da vida, não é apenas respirar, não é somente oxigênio. Algo mais está lá presente, a própria vida.

Osho

************************

Essa foi uma das melhores explicações que já li para o amor e o nosso coração! O amor está associado a ele porque não é POSSESSIVO e não GUARDA nada.

É assim que o coração trabalha, ele faz com que o sangue flua por todo o corpo e sua função é bombeá-lo com bastante pressão. O sangue cheio de gás carbônico e outras toxinas é recebido e levado para os pulmões para ser enchido de VIDA novamente, a vida que vem com o AR, o prana da vida, o prana da existência.

Ele faz isso dezenas de vezes por minutos e milhares de vezes ao dia. Não é incrível? A cada segundo o sangue que ele bombeia é um sangue novo, carregando novos nutrientes para alimentar as nossas células.

Se as pessoas tivessem consciência do quanto o nosso coração nos diz a partir do seu simples funcionamento biológico e levassem a mesma dinâmica para a vida, o AMOR seria vivenciado de forma absolutamente diferente.

Uma das primeiras coisas que desapareceriam seria o APEGO excessivo! Você já reparou que as pessoas que são extremamente apegadas muitas vezes têm problemas de pressão alta, ou taquicardia, ou em casos extremos chegam mesmo até a enfartar? Por que será hein?

Você sabia que a Linguagem do Corpo explica isso com maestria? Lembro que uma vez escutei a querida Cristina Cairo falando algo que quase ninguém para pra pensar.

O coração é o único órgão do corpo que NUNCA tem câncer

Já pensou nisso? Se ele tivesse câncer nós morreríamos muito rapidamente, em vez disso ele tem OBSTRUÇÕES das artérias e veias.

E o que são obstruções senão resultado de um APEGO excessivo não somente a pessoas, mas também a coisas, a dinheiro, a um patrimônio, a um status etc.

Pessoas que tentam se agarrar com unhas e dentes às coisas que adquiriram ao longo da vida, que têm dificuldade de jogar o que não serve mais fora, que empilham um monte de geringonças dentro de casa são as mais propensas a terem problemas do coração. Aquelas pessoas que dizem: “Esse carro é MEU. Esse dinheiro é SÓ MEU. Essa mesa é MINHA. Essa é a minha mulher, ninguém pode se aproximar dela…”. Vixe! Esse discurso é perigoso viu?

Existe essa relação metafísica que pouquíssimas pessoas têm conhecimento, mas estou aqui para lhe levar a refletir junto comigo e adquirir também esse conhecimento. Aproveite para passá-lo adiante! Um número imenso de pessoas pode ser beneficiado e o número de infartos pode reduzir drasticamente.

Quis dar nesse texto um enfoque apenas na parte biológica do coração. Mas esse órgão é muito mais misterioso e deslumbrante do que se pensa! Como diria o escritor Deppak Chopra, ele está conectado ao nosso computador cósmico e nos mostra com clareza qual é o caminho mais adequado para cada um de nós. A famosa INTUIÇÃO também está totalmente atrelada a ele. Se quiser ler sobre isso, compartilho um texto bem bacana que escrevi há alguns meses falando especificamente desse lado intuitivo do coração. Vale a pena dar um lida, segue o link abaixo.

Somente o coração conhece a resposta certa

Agora você sabe com bem mais propriedade porque o coração é o órgão do amor!

Paz e luz.

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles