640b59_48eff37dd6434298b69c9f6918021898-mv2

Esse é um texto que tenho certeza que pode incomodar muita gente, mas preciso falar sobre esse tema que considero de suma importância, a INTROMISSÃO.

Infelizmente, não olhamos para essa postura tão comum em milhões de pessoas com a atenção que ela merece! Vou me basear na etimologia dessa palavra, que é desconhecida para a maior parte das pessoas! Veja só!

INTROMISSÃO = dentro da missão de outra pessoa

Ou seja, se você se intromete na vida de alguém, está direta ou indiretamente entrando na sua missão de vida, muitas vezes contribuindo para um desvio do seu caminho evolutivo na Terra. E aí? Você acha que se trata de uma bobagem? É muito sério o que estou falando aqui.

Inclusive, como tenho uma visão espiritualista e universalista, falo até sobre a chamada LEI DO KARMA.

Quando você se intromete na vida de alguém, faz com que cause alterações no seu karma, que significa, de forma simplificada, as causas e efeitos das experiências de cada um.

O karma é um termo que, infelizmente, foi extremamente distorcido ao longo dos séculos, principalmente por causa das religiões, que passaram a associar karma com desgraças, com maus agouros etc. o que é uma falácia sem medidas! Karma não tem nada a ver com isso, é simplesmente a lei universal da atração, ou seja, você atrai aquilo que você emana para o universo, seja bom ou seja ruim.

Cada pessoa está nesse planeta vivendo o seu próprio processo evolutivo, que é único e depende sobremaneira do nível de consciência atual! Vivemos em um planeta com consciências muito diversas e em graus completamente distintos.

Quando você se intromete na vida de alguém, está interferindo no seu processo evolutivo, e dependendo da pessoa, ela pode acabar se desviando tanto, mas tanto do seu caminho, que se torna uma perda irreparável, e ela precisará reencarnar inúmeras vezes para prosseguir sua jornada evolutiva.

Para que esse texto fique mais claro e objetivo, vou citar exemplos clássicos de intromissão. Mesmo que bem intencionados, muitas vezes quem mais se intrometem na vida dos outros são os pais em relação aos filhos.

Quero destacar os pais que mais costumam fazer isso, são os chamados SUPERPROTETORES. Eles querem proteger seus filhos de todo mal que possa lhe ocorrer, incutem nas suas mentes uma série de medos fantasmagóricos só para os terem sempre por perto. São tão carentes emocionalmente que se utilizam de diversas artimanhas para literalmente, prender seus filhos no seu ninho. E sabemos bem que pássaros que não saem do ninho jamais fortalecem suas asas para voar. É a velha questão dos pássaros engaiolados, que tão bem o mestre Rubem Alves nos ensinava através dos seus livros.

Pássaros engaiolados passam a vida inteira achando que voar é um erro! É isso o que os pais superprotetores fazem. Deixam os filhos com montanhas de medos para serem superados na vida adulta através de anos de terapia, e pior que isso! Fazem com que esse padrão doentio de conduta de vida seja transmitido de geração em geração!

Você percebe que tudo que estou colocando tem relação com a lei do karma? Lei do karma é isso! Tudo tem consequências. Pais superprotetores geram filhos inseguros, que crescem achando que superproteger os filhos é o certo, porque foi isso que eles aprenderam, então quando tem seus filhos passam o mesmo padrão de conduta, que vai se perpetuando caso ninguém decida cortar essa tendência!

Estou aqui para lhe ajudar nesse sentido! Para despertar insights que contribuam com a sua LIBERTAÇÃO. Seres humanos livres tem um potencial muito superior de fazer o bem primeiro a si mesmos, depois para muitas outras pessoas!

Outra intromissão que acontece demais está nos relacionamentos amorosos. Muitos casais namoram por um tempo e quando decidem se casar ou viver junto começam a se ajustar para conseguir viverem juntos sem grandes conflitos ou discórdias!

Nessa hora, o que normalmente acontece? Um dos dois ou mesmo os dois SE ANULAM em relação aos sonhos pessoais e inventam mil e uma desculpas para não terem seguido em frente no que tanto almejavam anos atrás antes de se casarem. Eu vejo essa realidade todos os dias, pois lido com pessoas e vou conhecendo com cada vez mais profundidade seus históricos de vida.

É comum eu ouvir queixas e mais queixas de pessoas dizendo que sonhavam em fazer tal coisa, que tinham um projeto que poderia beneficiar milhares de pessoas, mas não prosseguiram porque o marido não concordava, porque a esposa não concordava, porque o cuidado dos filhos não permitiu que seguissem adiante etc.

O nome disso tudo é INTROMISSÃO. Alguém se intrometeu na sua vida e você PERMITIU que essa intromissão se consolidasse entende? É por isso que tantas pessoas são infelizes! Elas não percebem conscientemente que não estão vivendo de acordo com a missão a que foram destinadas antes mesmo de virem para esse mundo!

Mas não estou aqui culpando nem julgando ninguém ok? Sei que isso faz parte do processo de conscientização e evolução de cada um e da humanidade como um todo!

Eu mesmo, se não tivesse sofrido pra caramba anos atrás e tido um depressão que me tirou o chão, provavelmente não teria seguido os caminhos que segui até estar aqui hoje e você certamente não estaria lendo esse texto!

Quero concluir esse texto falando sobre o lado positivo da INTROMISSÃO. Existe sim, e ele é muito lindo! Sabe qual é? Ela nos ajuda a aprendermos o valor de nos POSICIONARMOS na vida!

Aprender a se posicionar e dizer com autoridade e serenidade: “Eu quero isso, aquilo e aquilo outro da minha vida. Não permito que façam isso, aquilo e aquilo outro na minha vida. Ou, meu jeito de ser é esse e se incomoda você, sinto muito, não posso mudar porque você quer que eu seja do jeito que você acha certo…”. Acredite! Esse é um dos aprendizados mais incríveis e preciosos que podemos ter na vida, porque à medida que nos posicionamos, vamos ganhando nossa LIBERDADE, nossa carta de alforria, como dizem os historiadores.

Quanto mais livres vamos nos tornando, mais a felicidade genuína vai tomando conta do nosso coração e cada vez mais nos aproximamos da nossa essência, para a partir dela, não permitir que nada nem ninguém nos desvie da nossa caminhada, da nossa rota evolutiva rumo à elevação da consciência e da cristificação, ou seja, nos tornarmos iluminados como o mestre Jesus Cristo!

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”Jesus Cristo

Acredite! Para que você conheça essa verdade que liberta, você precisa aprender com profundidade que não deve jamais se intrometer na vida dos outros e ninguém se intrometer na sua!

O que podemos fazer é simplesmente dar SUGESTÕES, ou DIRECIONAMENTOS, principalmente quando se trata de pais em relação aos filhos!

É preciso respeitar o livre arbítrio de cada um. Se a pessoa através dos seus caminhos, escolhe sofrer, se amargurar, “comer o pão que o diabo amassou”, como se diz! Não adianta se intrometer, é pior! Você vai interferir no karma dela e consequentemente no seu próprio karma, e desandar todo o processo evolutivo dela e seu…

Há muito mais a ser falado sobre essa temática, mas deixarei para textos futuros! Pense com carinho sobre tudo que foi colocado aqui e internalize essa máxima do mestre Jesus, o nosso maior mestre e professor!

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles