51757412-letting-go-psychology-concept-as-a-heavy-anchor-transforming-stock-photo

Outro dia li algumas lindas palavras do escritor Fábio Figueiredo que me fizeram refletir sobre as chamadas “pessoas âncoras”, que existem em uma quantidade muito maior do que se pensa! Vamos a elas?

************

“Há pessoas que são verdadeiras âncoras. Podem estar a seu lado, vestidas familiares, ‘amigos’, chefes, enfim pode ser qualquer uma de seu relacionamento. Cuidado, pois se você não perceber, fica ancorado junto ou simplesmente afunda, atola, encalha. O pior de tudo é quando você sabe, mas não faz nada para se soltar. Âncoras existem em todos os lugares, atenção e veja o que te amarra e não te faz navegar. Aliás, verifique se você mesmo não é uma. Desate os nós de si mesmo ou de outrem e parta.”

Fábio Figueiredo

Link: Âncoras – Fábio Figueiredo

*****************

Essas palavras dele servem como um alerta para que não afundemos ou encalhemos por causa das pessoas âncoras, e alerta para também não sermos como âncoras!

Inclusive achei linda também a imagem que ele adicionou ao texto! Veja só! Mostra uma âncora que está se dissolvendo e se transformando em pássaros, de cima para baixo!

Essa imagem é bastante simbólica, porque os pássaros representam talvez o maior arquétipo de LIBERDADE para nós seres humanos! Os pássaros têm suas asas para voarem quando quiserem, sem nenhum tipo de dependência externa. São seres de uma simplicidade e beleza sem palavras!

E você já parou para pensar no formato físico de uma âncora? Tem a semelhança de uma CRUZ. Cruz também é um símbolo arquetípico de SOFRIMENTO. Sempre que falamos em cruz associamos sofrimento a essa palavra, rememoramos o mestre Jesus Cristo e toda sua dor no Calvário etc. etc.

Toda essa simbologia serve para nos fazer entender melhor as pessoas âncoras e seus comportamentos.

Sabe outra analogia magnífica? Por que os navios precisam de âncoras? Porque sempre que eles precisam parar ou aportar em algum lugar, se elas não forem jogadas no mar e fincarem na terra, corre um sério risco de o navio tanto se deslocar para mar adentro, como também pode fazer com que sua rota original seja completamente desviada, então é um mecanismo de SEGURANÇA, para que isso não aconteça!

Com todas essas analogias, praticamente fechamos o perfil de uma pessoa âncora!

Trata-se de alguém que se APEGA demais a pessoas, coisas, status, imagem pessoal etc.

Alguém que tem muito medo do novo, medo do desconhecido e medo inclusive de seguir por um caminho e mudar de rota

Uma pessoa que sofre em demasia, que carrega sua âncora como uma cruz de toneladas. Tudo para ela é um sacrifício, é pesado, é doloroso. E pior, ela quer fincar a sua âncora levando outras pessoas junto com ela, para se atolar junto, afundar junto cada vez mais…

Você já conheceu gente assim? E mais! Você se comporta dessa maneira? Será que você também não tem sido uma pessoa âncora?

Quero lhe levar a questionar todo esse perfil de comportamento e aprender a se tornar livre e corajoso como um pássaro.

Faça como nessa imagem! DISSOLVA a âncora que você se tornou e transforme essa âncora em lindos pássaros que amam voar pelo desconhecido!

Não se apegue às dores e sofrimentos. Todos nós sofremos, faz parte do nosso processo de crescimento e amadurecimento. Em vez disso, procure compreender o que os sofrimentos trouxeram e ainda trazem de ensinamento para você!

E para concluir, procure se juntar a outros pássaros livres, que almejam sonhos cada vez maiores e voos cada vez mais altos. Você certamente já ouviu muita gente falar que somos uma média das pessoas que mais convivem conosco, o que é uma grande verdade!

Se você convive com âncoras, vai se tornar uma âncora também, se convive com pássaros livres e felizes, também se tornará um pássaro livre e esplendoroso!

Se você leu esse texto até aqui, não tenho dúvidas que quer ser como os pássaros dessa imagem! Então esse é o caminho.

DESAPEGO

CORAGEM

AMOR PRÓPRIO E AUTOCONFIANÇA

CERCAR-SE DE BOAS COMPANHIAS (PÁSSAROS LIVRES)

Paz e luz…

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles