as-virtudes-humanas-5

Praticamente todas as pessoas estão o tempo todo vivendo a partir dos seus defeitos e virtudes. Mas você sabia que existe algo além disso tudo?

Quero levar você a refletir junto comigo sobre a possibilidade de estar acima dos defeitos e das virtudes. Como assim Isaias? Isso é possível? SIM.

Aprendi isso ouvindo as sábias palavras do professor e terapeuta Marcello Cotrim, que apresenta o programa Entrevidas pela Rádio Mundial. Ao final do texto vou compartilhar o áudio no qual ele fala com mais detalhes sobre essa questão.

Quando estamos vivenciando em demasia nossos defeitos é porque está faltando autoconhecimento. Nós ainda somos pequenas crianças no que se trata do equilíbrio emocional.

A partir do momento em que tomamos consciência de que nossos defeitos estão nos prejudicando, estão fazendo com que firamos nossos amigos e familiares, estão nos fazendo perder oportunidades de emprego etc. Aí começamos a buscar algum tipo de auxílio, seja um livro, uma terapia, um grupo religioso etc.

Ao passar a trabalhar mais o lado emocional, vamos adentrando nesse autoconhecimento e passando a exercer mais as nossas virtudes. Começa a haver algo incrível, que é a transmutação de defeitos em virtudes. Só esse ponto já dá pano pra manga e tem muito a ser falado, mas vou deixar que você aprofunde isso ouvindo esse programa do Marcello.

Porém, existe um ponto bastante sutil aqui. Quando você começa a exercer as suas virtudes, ainda parece algo meio artificial sabe? Você procura agir corretamente porque não quer sofrer mais, porque não quer perder seu emprego, porque não quer ser castigado por Deus. Você percebe que existe uma NEGAÇÃO o tempo todo?

Isso tudo acontece porque você ainda não está vivendo a partir da sua ESSÊNCIA. E é nessa hora que falo pra você que é possível estar acima dos defeitos e das virtudes. Como conseguimos isso? Quando vivemos a partir da PUREZA DA NOSSA ESSÊNCIA. Esse é o ponto!

Porém, só conseguimos viver a partir da nossa essência depois de termos trabalhado profundamente nossas emoções e feito uma boa reprogramação mental. Não é algo do dia pra noite! Na realidade é quase como uma escadinha. Primeiro eu tomo consciência do quanto os meus defeitos podem me prejudicar, depois começo a trabalhar meu lado moral e ético e vou colocando minhas virtudes em prática. Só depois de um bom tempo exercendo as minhas virtudes, pouco a pouco elas vão sendo integradas profundamente no meu ser e assim vai se tornando natural ser bom, vai se tornando natural ser virtuoso.

Nessa hora eu estou em contato direto com a minha essência, estou na pureza da minha essência. Ao conseguir isso, basta fazer aquilo que o mestre Jesus tanto nos ensinava: “Orai e vigiai”. Ou seja, procurarmos estar sempre atentos para que permaneçamos no equilíbrio dos pensamentos e das emoções.

Portanto! Esse é o caminho para estar acima dos defeitos e das virtudes.

E para concluir, compartilho esse lindo programa no qual o Marcello Cotrim fala amplamente sobre os defeitos e virtudes. Recomendo fortemente que você ouça com bastante atenção…

https://soundcloud.com/programaentrevidas/programa-entrevidas-defeitos-s

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles