Cada vez mais eu tenho me interessado em conhecer com profundidade o sentido das palavras, porque elas podem levar a infinitas interpretações.

Falarei de obviedades nesse texto, mas de tão óbvias, às vezes chegam até a espantar. Vou junto com você questionar o CONTEXTO das palavras. Essa palavra significa literalmente “junto do texto”, ou seja, o que está no texto, mas muitas vezes nem percebemos direito, ou porque é complicado de entender, ou por descuido, desatenção etc.

Vou citar alguns exemplos para que você perceba o quanto é importante analisar o contexto de tudo.

Quando falamos a palavra SALDO, a primeira coisa que nos vem em mente é dinheiro não é mesmo? Essa palavra tem uma conotação bem positiva. No entanto, se eu disser: “saldo negativo”, tudo muda de figura. Mostra que eu estou pendurado até o pescoço financeiramente!

Outra palavra interessante é EVOLUÇÃO, inclusive eu mesmo utilizo constantemente nos meus textos, levando principalmente para o lado da evolução do ser, da nossa consciência etc. Ela é, na maioria das vezes, inserida em contextos positivos. No entanto, se observarmos o significado dessa palavra, podemos nos espantar em alguns casos. Ela significa: “desenvolvimento para um estágio mais avançado”.

Levando para a Medicina, posso ter notícias muito tristes ligadas à palavra evolução, como por exemplo: “O nódulo da Maria evoluiu para uma metástase…”, ou “O quadro clínico do Joaquim evoluiu para óbito”. Ou seja, são estágios mais avançados de uma doença.

Outro exemplo bem interessante é a palavra SUCESSO. Hoje em dia virou uma febre pessoas e mais pessoas falarem sobre ter sucesso na vida, sucesso na carreira, sucesso nos relacionamentos etc. Mas afinal de contas? O que é sucesso? Eu escrevi um texto inteiro só a partir dessa pergunta, ela é extremamente filosófica, logo, permite milhões de respostas. Se quiser ler esse texto basta clicar [aqui].

A palavra sucesso, ao contrário do que muitos pensam, vem “suceder”, ou seja, eu faço uma coisa se suceder a outra. Dessa forma, na minha visão, uma pessoa de sucesso é aquela que não estagna na vida. Que faz de cada novo dia uma oportunidade para fazer algo bonito em prol de si mesma e também de outras pessoas.

De um modo geral, a palavra sucesso soa bem, é bonita e interessante. No entanto, dependendo do contexto ela pode ser terrível. Por exemplo: “o assalto da gangue tal foi um sucesso”, “os presos do presídio tal tiveram sucesso em sua tentativa de fuga”…

Outra palavra que acho linda é a palavra PERSEVERANÇA. A sua raiz é estupenda! É a junção de três sentenças: PER + SER + VERO  = por ser verdadeiro. Ou seja, eu persevero naquilo que vejo que faz todo sentido na minha vida. Sou perseverante naquilo que sei que pode fazer bem pra mim e para outras pessoas. Persevero naquilo que faz o meu coração vibrar e me enche de alegria. Por exemplo, eu sou perseverante na escrita. Já escrevo na internet há quase 6 anos e essa atividade me dá um sentido imenso de pertencimento, de alegria, de saber que estou contribuindo com a elevação da consciência de centenas de pessoas etc. Tudo isso faz parte da minha verdade, por ser verdadeiro para mim, continuo escrevendo!

Porém, de acordo com o contexto, a perseverança pode ser cruel. Tem gente que é perseverante na mentira, perseverante no roubo, perseverante na injuria, perseverante no desrespeito… Nessa hora, só nos resta respirar fundo e desenvolvermos em nós a mais profunda compaixão para compreendermos que quem é perseverante no que é negativo e destrutivo, é porque ainda não consegue dar abertura dentro de si para verdades mais elevadas, entende? Essa é uma reflexão muito profunda e difícil de ser acolhida pelas pessoas que estão desesperançadas. Se você está aqui e leu esse texto até esse momento, acredito piamente que você faça parte do grupo das pessoas esperançosas! É a partir da perseverança no bem, no amor e na alegria que podemos juntos promover uma melhora no nosso mundo!

Portanto! Que essa breve reflexão tenha lhe ajudado a perceber que tudo precisa de uma analise criteriosa para saber se é algo positivo ou negativo, verdadeiro ou falso, construtivo ou destrutivo e por aí vai!

Que você mergulhe fundo nos contextos da sua vida…

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles