Asas e Flaps

Sacha arrebenta na Mito em Fortaleza em espetacular vôo 3D

364 2

Foto by AlBerto Studart

O Voo 3D é comumente confundido com o freestyle, já que pode-se usar manobras 3D em um programa (conjunto de manobras) Freestyle.

Basicamente podemos dizer que voo 3D é um conjunto de manobras voadas a baixa velocidade e alto ângulo de ataque, como o elevator, slet, torque roll, dentre outras.

Detalhando um pouco mais, o termo é usado para denominar um estilo de vôo que é constituído por toda uma gama de manobras que são consideradas “não-convencionais”, pois o aeromodelo, avião ou helicóptero, assumem atitudes de vôo diferentes das normalmente aceitas. Por exemplo, não é nada convencional um avião pairar no ar, com uma inclinação em relação ao horizonte de 90 graus, como se fosse um helicóptero, ou helicóptero pairando de dorso (de cabeça para baixo). No entanto, estas são as manobra mais caracterítsicas do 3D.

A razão exata porque usou-se o termo 3D é desconhecida, mas pode-se supor que seja uma alusão ao aero e helimodelo realizarem manobras que envolvem os 3 eixos de vôo simultaneamente.  Sabe-se que foi primeiramente utilizado no helimodelismo, sendo então adotado para o aeromodelismo.

Vejam no vídeo abaixo Sacha executando um vôo 3D na Mito em Fortaleza

Recomendado para você