Asas e Flaps

767 da companhia polonesa LOT faz pouso de emergência de barriga no aeroporto de Varsóvia – Relatório preliminar

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Boeing 767 procedente de Nova York com cerca de 230 pessoas a bordo fez um pouso de emergência no aeroporto de Varsóvia após um problema no trem de pouso (Dia 1/11/11)

Fonte: Newlands

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Logo após a decolagem de Newark houve um vazamento hidráulico no momento em que os flaps e o trem de pouso são recolhidos (A título de informação, esses são os sistemas que mais precisam de fluido hidráulico para operar, tanto que no caso do 737 cada um fica a cargo de um sistema independente (A e B) tamanho o esforço necessário).

Logo após o recolhimento dos flaps, a mensagem LOW PRESSURE referente ao sistema C (Central) foi recebida pela tripulação através do EICAS, a quantidade caiu de 105,1% para 10,6% em 2 minutos. Após checklist e consulta com o operador, decidiram continuar o voo.

Durante a aproximação, a tripulação tentou a extensão do trem pelo sistema altern, porém não houve sucesso.  Tentaram também o arriamento por gravidade, sem sucesso novamente.

Realizaram um pouso de barriga que foi muito bem executado pela tripulação e não houve feridos.

A comissão investigadora russa entrou no cockpit cerca de 20 minutos depois do fim da evacuação e descobriram que o circuit breaker (CB) “C829 BAT BUS DISTR” no painel P6 estava “saltado” e o CB “C4248 LANDING GEAR – ALTN EXT MOTOR” estava na posição normal.

O C829 protege vários sistemas, incluindo o sistema alternado de arriamento do trem de pouso. Sua posição não foi gravada e nem indicada por nenhum sistema da aeronave.

A aeronave foi erguida da pista, o CB C829 fechado e então o sistema alternado foi selecionado, resultando no arriamento total do trem de pouso.

O vazamento hidráulico foi ocasionado por uma ruptura na linha hidráulica, que foi enviada ao NTSB para análise

Tradução feita a partir da informação disponível no site Avherald.com.

Fonte: Avião e Musica