Asas e Flaps

Planador, uma aeronave sem motor, mais pesada que o ar, mas que voa leve como uma pluma

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Design e construção

São características as belíssimas e delgadas asas de grande alongamento, que visam minimizar o arrasto induzido, atingido a máxima eficiencia aerodinâmica.

Os planadores, mais do que outras aeronaves, são construídos com revestimento externo que ofereça o menor atrito possível com o ar. Os primeiros planadores eram construídos de madeira com revestimento em tela. As versões posteriores foram construídas com revestimento estrutural de alumínio, sendo mais leves e esguios. (Brain, 1998). No final dos anos 1960 apareceram os primeiros planadores construídos em Fibra de vidro (GFRP), revolucionando a performance dos planadores, chegando-se pela primeira vez aos 50:1 de razão de planeio.

Desde os anos 1980, todos os planadores de alto-rendimento passaram a ser construídos quase inteiramente de fibra de carbono (CFRP), material que permite menor peso com maior resistência estrutural e um acabamento superficial polido de baixíssimo atrito. Possuem reservatórios de água utilizada como lastro, objetivando aumentar sua carga alar, melhorando assim sua penetração. O lastro deve ser alijado antes do pouso. Os exemplares de maior envergadura (acima de 25m) atingem razão de planeio de 60:1 ou melhor.

Documentário do Discovery Channel sobre construção de planadores

Cockpit

Painel com sistema integrado via PDA

Enquanto um avião de pequeno porte normalmente não voa mais do que 3 ou 4 horas, um planador em vôo de distância ou em provas de campeonatos permanece no ar tipicamente por 5 a 7 horas, mas pode chegar a 10 ou 12 horas em voos de recordes de distância. Por essa razão os planadores tem seus cockpits projetados para o máximo conforto do(s) pilotos, podendo também vir equipado com uma instalação sanitária para uso em vôo.

O painel de instrumentos, alem da instrumentação necessária para vôo VFR e rádio VHF aeronáutico, pode vir equipado com vasta eletrônica embarcada, necessária para competitividade, performance e segurança:

  • Transponder (para facilitar visibilidade pelo controle de tráfego aéreo e prevenção de colisões)
  • GPS
  • Moving Map Display (às vezes na forma de um PDA como o iPaq)
  • DFDR-GPS (Digital Flight Data Recorder com GPS, para comprovação de voo)
  • Computador de planeio final

Há também sistemas integrados que realizam várias dessas funções, ocupando menor espaço no painel.

ACIMA UM PLANADOR AEROMODELO

Reboque aéreo

É a forma mais comum de decolagem no Brasil. Um avião especialmente projetado para essa finalidade, reboca o planador até uma altura adequada para o início vôo, normalmente entre 600 e 1000m acima da pista de decolagem. O reboque é feito através de um cabo de comprimento entre 50 e 70 metros que conecta as aeronaves, sendo desligado pelo piloto do planador. Pode também ser desligado pelo rebocador em casos de emergência.

Guincho

Uma forma alternativa de reboque é a utilização de um guincho motorizado instalado na extremidade oposta da pista de decolagem que rapidamente recolhe o cabo de reboque, imprimindo velocidade ao planador. O cabo utilizado é equipado com um pára-quedas próximo a sua extremidade, mantido fechado pela tensão durante o reboque, abrindo-se após o desligamento do planador, facilitando assim o recolhimento do mesmo.

Fonte: Wikipedia

Avião de papel  gigante  motorizado

Lançando planador  RC Boeing 737-700

Eco amigável de transporte não significa apenas os veículos híbridos atualmente. A aviação  também criou sua própria versão do planador ecológico chamado de Oriens Glider – um planador de eficiência energética. Desenhado por Roland Cernat,é totalmente feita de materiais recicláveis. Também funciona em energia limpa e tem a forma translúcida acabado com carenagem brilhante  e orgânicos contornos. A eco-friendly materiais da Oriens Glider inclui uma leve  bio-composto que é de CO2 neutro e recicláveis que é utilizado para a sua moldura.

Fonte: Aviões Brasi

ATENÇÃO  AOS APRECIADORES DO HELI/AEROMODELISMO , DOMINGO A PARTIR DE 9H. SENSACIONAL DEMONSTRAÇÃO DE VÔOS DE HELICÓPTEROS E AVIÕES RÁDIO CONTROLADOS.  TEREMOS TAMBÉM CHURRASCO, CERVEJAS E REFRIGERANTES NO CAMPO DA MITO NA WASHINGTON SOARES.  COORDENADOR DO EVENTO LOURENÇO,  CELULAR:  8528-9002