Asas e Flaps

Como foram as horas finais do voo MH370

O mistério em torno do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines aumentou ainda mais em meio a revelações de que o avião voou por horas depois do último contato com a torre de controle.

14mar2014---grafico-mostra-como-e-feito-o-acompanhamento-de-uma-aeronave-em-voo-1395157058112_750x498

As buscas agora se concentram em vastas áreas no norte e no sul da Malásia, após sinais detectados por satélite indicarem que a aeronave estaria em algum ponto de dois corredores, um que se estenderia do norte até a Ásia Central ou outro, do sul em direção ao Oceano Índico.

A revelação no sábado passado, feita pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, sugere que o Boeing 777 foi intencionalmente desviado da rota por alguém dentro do avião uma hora depois da decolagem.

Com esses dados mais recentes, a BBC preparou algumas respostas a dúvidas sobre as últimas horas do misterioso voo.

14mar2014---mapa-acompanha-as-ultimas-horas-do-voo-mh370-da-

Quando o último contato foi feito?

O voo MH370 partiu do aeroporto internacional de Kuala Lumpur à 0h41 hora local de sábado (15h41 de Brasília na sexta-feira), e deveria aterrissar em Pequim, na China, às 6h30 hora local (19h30 de Brasília).

A Malaysia Airlines diz ter perdido o contato com a aeronave uma hora depois da decolagem.

Nenhum alerta de emergência ou mensagem foram enviadas.

O ACARS (sigla em inglês para Aircraft Communications Addressing and Reporting System), um sistema que permite a troca de mensagens curtas e simples por meio de radar e satélite entre o avião e autoridades em solo, foi desligado pouco tempo depois das 1h07 quando a aeronave cruzou a costa leste da Malásia.

Às 1h19, o copiloto disse: “Tudo certo, boa noite”.

O transponder do avião, um aparelho eletrônico que emite uma resposta com dados como identificação, velocidade, altitude e posição da aeronave sempre que recebe um sinal de rádio-frequência, foi desligado após a última comunicação com o controle de tráfego aéreo da Malásia na fronteira do espaço aéreo com o Vietnã sobre o Mar do Sul da China.

Às 1h37, a próxima transmissão ACARS deveria acontecer, mas não foi enviada.

O que aconteceu depois?

Pela rota original, o avião deveria ter seguido a noroeste, pelo Camboja e Vietnã. Por essa razão, a busca inicial se concentrou no Mar da Sul da China, ao sul da península vietnamita de Ca Mau.

Membros da tripulação eram todos malaios, liderados pelo piloto Zaharie Ahmed Shah, de 53 anos, e o copiloto, Fariq Adbul Hamid.

Screen-Shot-2014-03-17-at-5.03.17-PM

Fonte: UOL