Asas e Flaps

Supermarine Spitfire foi o avião de caça britânico mais famoso da Segunda Guerra Mundial e o único caça aliado que operou durante todo o conflito.

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HISTÓRIA

Projetado em 1936 por Reginald Mitchell (criador, na década de 1920, do também famoso Supermarine S6), entrou em serviço em agosto de 1938, na versão Mk I. Seu nome do inglês spit (cuspir) e fire (fogo), pode ser traduzido como “cuspidor de fogo” e designa uma pessoa (especialmente mulher) de temperamento explosivo.1

A fama deste caça firmou-se na Batalha da Inglaterra, em combate contra o Messerschmitt Bf 109, a partir da Blitz sobre as cidades britânicas. Embora no computo final da batalha se verifique que foram abatidos mais caças britânicos do que alemães, as perdas de bombardeiros impostas pela Royal Air Force à Luftwaffe, através dos caças Hawker Hurricane escoltados pelos Spitfires, frustrou os planos de Adolf Hitler de obrigar a Grã-Bretanha a assinar a paz segundo os seus termos.

No final de 1941, quando os nazistas já estavam focados no seu principal objetivo, a invasão da então União Soviética, foi introduzido um caça que superava o Spitfire em performance: o alemão Focke-Wulf Fw 190. Por esta época o Spitfire mk. V começou a ser produzido sob licença tanto nos Estados Unidos quanto na União Soviética. No segundo trimestre de 1942, em combates aéreos sobre Papua-Nova Guiné e o norte da Austrália, constatou-se que este caça também estava superado pelo Mitsubishi A6M Zero japonês. A resposta da RAF foi o desenvolvimento versões mais potentes e consequentemente mais pesadas, depois do Spitfire Mk. V, foi produzido em grande escala o Spitifire Mk IX.4

Ao longo de 1943 e no início de 1944, foi gradualmente superado e substituído por outras aeronaves de caça (tanto para interceptação, como para escolta) que tinham maior autonomia de voo, como o americano Republic P-47 Thunderbolt, o russo Yakovlev Yak-3 e o anglo-americano P-51 Mustang, entre outros. Em operações de ataque ar-terra, tanto pelo já citado P-47 quanto pelo seu conterrâneo Hawker Tempest, isso devido a mudança do curso da guerra que exigia dos caças maior raio de ação.5 Embora, ultrapassado pelos modelos citados, a exemplo de seu rival da Batalha da Inglaterra, o alemão Bf 109, continuou a ser utilizado até o final do conflito.

Spitfire : Documentario sobre o Supermarine Spitfire avião de caça

VERSÕES

Ao todo, foram construídas 20.351 unidades, em mais de quarenta versões,7 que podem ser divididas em três grandes categorias:

  • equipados com motor Merlin;
  • equipados com motor Griffon;
  • versão naval (Seafire).

Entre as versões mais conhecidas, destacam-se:

  • Mk I PR, de 1939, primeiro Spitfire de reconhecimento aéreo;
  • Mk V, de 1941, a mais usada;
  • Mk XII, de 1943, a primeira equipada com motores Griffon;
  • Mk XVI, de 1943, para ataque ao solo;
  • Mk XIX, de 1944, de reconhecimento fotográfico e a mais veloz das versões desarmadas.

Supermarine Spitfire LF Mk IX TA805

Esse  aeromodelo abaixo tem 2 metros e sessenta de asa e ignição interna

Usuários

Além da Royal Air Force, foi utilizado também como avião de caça pela forças aéreas da França, África do Sul, Bélgica, Canadá e Portugal.

Emprego na Força Aérea Portuguesa

A partir de 1942 foram adquiridas pela Aeronáutica Militar cento e doze aeronaves. Com a independência da Força Aérea foram transferidas para o novo Ramo. Foram abatidos em 1955.

Remanescentes

A produção do Spitfire cessou em 1948 e atualmente restam menos de cinquenta exemplares espalhados pelo mundo, entre museus aeroespaciais e colecionadores particulares. Um destes raros exemplares pertence ao Museu Asas de um Sonho, instituição privada pertencente à companhia aérea brasileira TAM.

Fonte: Wikipedia

Galeria

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A mais nova aquisição SPITFIRE motor OS 75 4 tempos. em fibra de vidro do Cmt William Veras que fará seu voo inaugural no Campo AeroJackson em Fortaleza-CE

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Fotos das atividades de hoje no AeroJackson

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Bimotor velho do Cmt Willian Veras, que é um jovem, decola do famoso Campo AeroJackson