Asas e Flaps

Meu hobby, minha vida, um pouco da minha paixão pela aviação

236 4

bell-4

Gosto de aviação desde criança, com 4 anos aporrinhava a minha mãe com aviãozinho de caixa de fósforo cheia de cordões acesos e fazendo a maior fumaceira fedorenta dentro de casa, era a primeira versão da esquadrilha da fumaça, rsrs

bell-2

Depois fui estudar no Rio e lá no aterro do flamengo conheci a turma do aeromodelismo de um gênero chamado aeromodelismo com cabo

Aeromodelismo com cabo no aterro do flamengo

Abaixo mais um exemplo desta modalidade em São Paulo

Depois quando a família voltou para Fortaleza, fiquei em São Paulo , estudando no Instituto Adventista de Ensino e interno, não podia avançar no aeromodelismo, mas em compensação todas férias embarcava nos belíssimos e seguros Electras II da Varig

fsx-electra-II

Aqueles voos eram sempre um sonho, mas depois apareceram os Caravelles e ai foi o máximo, a maquina era linda

cruzeiro2

O interior da aeronave me fascinava, era uma sensação indescritível , um cheirinho de novo, o ambiente super chic

000arp1324017

Quando retornei para Fortaleza, voltei a pratica do aeromodelismo, desta vez no AeroClube, que tinha um espaço reservado para esta atividade, lá conheci figuras ilustres, Dr Hugo de Brito Juiz Federal e proprietário do terreno que hoje abriga o CIM, e Cmt Gondim figura lendária na aviação cearense , entre outros que não lembro agora.

Depois no Aeroleve, conheci o Cmt Lima que foi meu instrutor no equipamento Mistral que me deu a felicidade de pousos e arremetidas e sobrevoar a Ponta do Mucuripe , das rasantes em cima de vacas e outras delícias que só quem vê pelo alto sabe o que estou dizendo,

126_2687-300x225

mistra-al

Quando me aposentei do trabalho e dos voos desportivos , voltei para o aeromodelismo, mais especificamente para o helimodelismo, e ai conheci minha fera azul, um Bell 600

bell-3 bell-1

E ai conheci minha nova paixão, os helicópteros , abaixo um voo panorâmico que fizemos no Rio de Janeiro

Foi uma experiência única, partindo do heliponto no Pão de Açucar, em 13 minutos percorremos as principais praias da zona sul do Rio de Janeiro, com direito a circula em torno do Cristo Redentor, um voo tranquilo em companhia de um simpático casal de turistas italianos

E a paixão continuou, montei e voei vário modelos de helis rádio controlados, Aling 550E, Align 450 e o Bell que se trata de uma carenagem que recobre o modelo 450 e que elegi como o meu preferido para relaxar nos fins de semana junto aos meus colegas de hobby, agora no AeroJackson

Helimodelismo – Meu Bell , até que enfim montado e voando, que felicidade

Meu primeiro looping com o Bell 600

Depois de montado , testado funcionamento dentro da carenagem, feito vôos de testes na Praia de Iracema e na Mito, incrementei 80% no profundor ( Swashplate ) aparafusei a bolha por segurança e mandei ver

Helimodelismo – Teste de vôo na Mito o Azulão não decepcionou

2ª Encontro de Velhas Aguias no Museu da TAM em São Paulo

Com uma programação repleta de novidades. O encontro será o marco da incorporação de quatro aeronaves ao acervo do museu – NA-T6;  Vultee BT13;  Globe Swift e Aeronca Super Chief — todas em plenas condições de voo. Além disso, os visitantes poderão assistir à exposição de tratores e carros antigos e a inauguração de uma sirene inglesa da Segunda Guerra Mundial.
As outras atrações vão desde o show aéreo de pilotos da TAM com seus próprios aviões, show aéreo com Esquadrilha de T-6 comandado por Carlos Edo, coordenador do Circo Aéreo, exposição estática de um Neiva/Universal da FAB (Força Aérea Brasileira) e de aeromodelos até a premiação aos participantes e apresentação de conjuntos musicais e corais.
Este é o início da materia para o Blog ASAS e FLAPS , decolagem de Fortaleza e pouso em Congonhas em São Paulo