Asas e Flaps

Aeroclube Politécnico de Planadores em Jundiai-SP

645 2

logo_app

 

Formando pilotos desde 1934, o Aeroclube Politécnico de Planadores é reconhecido em todo o Brasil pela qualidade de seus cursos de pilotagem. A experiência dos instrutores somada aos novos equipamentos, asseguram posição de destaque no voo a vela nacional.
O APP é uma sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, herdeira das tradições e espírito esportivo do CPP (Clube Paulista de Planadores), fundado em janeiro de 1934. Foi instrutor Heini Dittmar, considerado o melhor piloto de planadores de sua geração e membro da Missão Alemã que passou pela cidade de São Paulo em março de 1934. Durante os anos 40 e 50 teve um relacionamento muito próximo com a Escola Politécnica da USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), quando voava numa pista existente na Cidade Universitária.
Seus pilotos se destacam em competições regionais, nacionais e internacionais. George Munch conquistou o segundo lugar no mundial de 1960 e Alberto Kunath obteve o terceiro lugar no mundial realizado na África do Sul em 2001.
Atualmente é um dos mais bem equipados do país, 2 rebocadores, 2 motoplanadores treinadores e 8 planadores para treinamento básico, avançado e competição.  O APP conta com mais de 100 sócios ativos, além dos alunos. O visitante também tem oportunidade de voar como passageiro. As operações são realizadas no Aeroporto de Jundiaí-SP, com pista asfaltada de 1300×30 metros, localizado a 60 km (30 min) ao norte da cidade de São Paulo, pela SP-348 – Rodovia dos Bandeirantes.

Fonte: Ninja

A ORIGEM

As primeiras experiências do Voo sem motor, aconteceram no final do século XIX, realizadas inicialmente por Otto Lilienthal. Os aparelhos se assemelhavam mais às asas delta atuais do que propriamente aos planadores. O grande impulso do Voo a Vela ocorreu na Alemanha, quando depois da sofrida derrota na 1º Guerra Mundial, o país viu-se impossibilitado de treinar seus pilotos em aeronaves motorizadas. Sendo assim, os esforços foram concentrados no desenvolvimento de planadores e no estudo das condições atmosféricas.

      

Ainda hoje a Alemanha colhe frutos deste pioneirismo, concentrando alguns dos melhores fabricantes de planadores do mundo e uma frota com mais de 10.000 aeronaves.



O ESPORTE

O Voo a Vela ou voo em planadores ainda é um esporte amador, que reúne mais de 100 mil pilotos em todo planeta. O volovelismo* sua mais nobre atividade nos vôos de distância e velocidade (não desconsiderando também ganho de altura). O planador é a perfeita integração entre homem, máquina e natureza, despertando o espírito de dedicação e companheirismo, uma vez que é quase impossível praticá-lo sozinho. A habilidade e experiência adquiridos na fase de aprendizado são colocados em prática nas provas de velocidade e distância, onde piloto e máquina buscam de seus limites. Atualmente o recorde de distância supera os 2.400 Km (Nova Zelândia); altura é ilimitada, até onde as condições meteorológicas ou o oxigênio** permitirem, em alguns casos podem estar vinculadas a restrições do fabricante. E quanto a velocidade, varia de planador para planador, podendo atingir 300Km/h, com médias superiores a 150 Km/h.

No voo sem motor encontramos o verdadeiro prazer de voar, contando apenas com as forças da natureza e a observação do meio ao redor.

* Termo usado para designar o vôo a vela
**É comum planadores estarem equipados com cilindros de oxigênio

NO BRASIL

O Esporte teve seu inicio na década de 30, através do Aeroclube Politécnico de Planadores. De lá para cá, surgiram muitos aeroclubes de vôo a vela. Temos hoje mais de 45 em atividade formando pilotos (aproximadamente 5000 foram formados no Brasil). A frota de planadores vem crescendo bastante nos últimos anos, contamos atualmente com cerca de 450 aeronaves em todo país.

Luis Ishida um dos pioneiros no Brasil do voo a vela dá seu depoimento

O APP no Livro “Butantã, um bairro em movimento”

Embora poucos saibam, durante sua história, após ter passado pelo Campo de Marte e posteriormente por Cumbica, o APP teve como sua terceira base o bairro do Butantã. A pista, nesta época, era onde hoje é a Avenida Professor Mello Moraes, ao lado da Raia Olímpica da USP.

Luis Ishida, antigo morador do Butantã, já era sócio do APP nesta época e deu seu valioso depoimento para os editores do livro “Butantã, um bairro em movimento”, publicado pela Versal Editores, com patrocínio da Odebrecht, falando um pouco sobre esta época de grandes aventuras.

Abaixo, seguem as reproduções digitais da matéria publicada:

 

ASAS & FLAPS , Blog especializado em aviação esteve no AAP – Aeroclube Politécnico de Planadores , abaixo este blogueiro na entrada do AeroClube

app-1

Motoplanador Grob 109 B do Aeroclube Politécnico de Planadores.

app-4

app-3
Entrando no cockpit do motoplanador Grob 109 B do Aeroclube Politécnico de Planadores.
app-2
Olha ai eu super feliz no motoplanador Grob 109 B
A Grob G109 é uma aeronave leve desenvolvido pela Grob Aircraft AG de Mindelheim Mattsies na Alemanha. Ele voou pela primeira vez (protótipo G109 e, em seguida, forma de produção G109A) em 1980, o G109B seguido em 1984. É um de dois lugares auto-lançamento motor planador em que o piloto eo passageiro ou o estudante sentar-se lado a lado, com boa visibilidade fornecido pelo grande janelas. Bem como o uso civil normal esta aeronave é agora também usado em voluntários deslizamento Squadrons pela Real Força Aérea para treinar Air Cadets através do deslizamento de indução e de deslizamento cursos de bolsas de estudo. A Grob 109B é conhecido no serviço RAF como o T1 Vigilant. [1]O G 109 foi o primeiro motor planador construído usando composite construção a conceder Federal Aviation Administration aprovação. [2]
Fonte: Wikipedia
Abaixo video do voo do motoplanador Grob 109 B

Agradecimentos

Gostaria de agradecer ao Ilustre Piloto e um dos precursores do voo a vela no Brasil Luiz Hideo Ishida  juntamente com Marta Lucia Bognar  presidenta da ABRAPAER ( Associação Brasileira de Preservação Aeronáutica) nos deram apoio valioso nesta temporada de matérias que fizemos para o nosso Blog ASAS & FLAPS que é publicado diariamente no Portal do Jornal O POVOonline

PARCERIA

Portal do Piloto