Asas e Flaps

TAM e LAN implementam tecnologia para que tripulantes ganhem agilidade nas operações em voo e no serviço a bordo

TAM

Com o novo sistema, a TAM e a LAN reduzirão o tempo de processamento de informação, assim como o peso dos seus aviões, diminuindo as emissões de CO2 em aproximadamente 3.000 toneladas anuais

Com o novo sistema, a TAM e a LAN reduzirão o tempo de processamento de informação, assim como o peso
dos seus aviões, diminuindo as emissões de CO2 em aproximadamente 3.000 toneladas anuais
O Grupo LATAM Airlines é o primeiro grupo de linhas aéreas da América do Sul
a implementar estas tecnologias em seus voos
São Paulo, 30 de novembro de 2015 – TAM e LAN, membros do Grupo LATAM Airlines, são as primeiras companhias aéreas da América do Sul a desenvolver e entregar tablets aos seus tripulantes comerciais dotados de aplicativos especialmente projetados para facilitar e melhorar a gestão da informação das operações em cada voo, assim como o serviço a bordo.
“Com este projeto, temos o objetivo de melhorar não só a experiência que os nossos passageiros têm, mas também de entregar melhores ferramentas para as nossas tribulações, reduzindo o tempo de processamento de dados, os custos, aumentando os índices de efetividade das nossas operações e otimizando a entrega do nosso serviço a bordo”, afirmou Jorge Ihnen, VP de Operações do Grupo LATAM Airlines.
O novo sistema permitirá agilizar a gestão da informação de cada voo, reduzindo o tempo de processamento de dados de 15 dias para somente 1 em alguns casos, permitindo, por sua vez, uma economia de mais de cem mil folhas de papel por mês.
Somado a isso, a companhia espera gerar economias importantes no uso de combustível e, com isso, a diminuição de suas emissões de CO2 em aproximadamente três mil toneladas anuais, já que, com estes projetos, elimina-se o peso dos computadores e documentos que estavam a bordo dos aviões.
Projeto para tripulantes de cabine
A TAM e a LAN já entregaram mais de dois mil tablets aos seus Chefes de Serviço a Bordo, que lhes permite ter, em um só lugar e de forma digital, toda a informação necessária para realizar as suas operações, como os dados dos voos pré-carregados, informação do serviço a bordo e suas equipes de trabalho.
Atualmente, o Grupo está implementando uma segunda etapa deste projeto por meio do qual a tripulação de cabine contará com mais informações em voo, como, por exemplo, um mapa de assentos interativo, com informação dos passageiros, os serviços de catering, detalhes sobre passageiros frequentes a bordo e atendimentos especiais que sejam requeridos, entre outros.
Projeto para pilotos
Desde o início do ano, a TAM e a LAN entregaram mais de mil tablets aos seus pilotos com aplicativos e softwares especialmente desenhados para substituir o material impresso de referencia que o piloto leva em sua bagagem de voo: aqui estão incluídas cartas de navegação em formato digital (para determinar a rota e a altura [altitude] a seguir), manuais, certificados de voo e aplicativos para cálculo de desempenho operacional.
Dentro dos principais benefícios, este projeto diminui o papel a bordo, melhorando a experiência de voo dos pilotos, já que lhes permite ter melhor consciência situacional em voo e uma navegação mais eficiente. Além disso, reduz os tempos de atualização de duas semanas a dois dias e libera espaço na cabine de voo.
As companhias esperam terminar a implementação deste projeto no primeiro trimestre de 2016, em mais de 300 aviões e 5 simuladores de voo, dotando, desta forma, a totalidade de seus pilotos com esta tecnologia.
Uso de tablets por pilotos da companhia
Investimento em tecnologia
O Grupo LATAM Airlines investiu mais de US$100 milhões em plataformas e/ou soluções tecnológicas que otimizam a qualidade dos seus serviços, a experiência de viagem dos seus passageiros e as tarefas dos funcionários da TAM e da LAN. Esta estratégia leva em conta a implementação de novas tecnologias que simplificam e agilizam as tarefas dos seus funcionários, com a finalidade de contribuir para a excelência no serviço que cada um deles entrega, direta ou indiretamente, aos passageiros.
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 140 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países, com uma frota de 318 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Grupo LATAM Airlines anuncia que a nova marca a ser adotada por LAN, TAM e suas filiais será LATAM. O Grupo LATAM Airlines já está trabalhando para alterar sua identidade corporativa de maneira gradual. As primeiras mudanças poderão ser vistas a partir do primeiro semestre de 2016.
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net

Recomendado para você