Asas e Flaps

Um Boeing 747 com 5 motores – Assunto do dia.

mot-1

O comentário do dia no twitter foi o Boeing 747 da Qantas fotografado e filmado com 5 motores. Pode isso Arnaldo?

Did someone mention a five-engined @Qantas @BoeingAirplanes 747-400 at @PerthAirport on a ferry?

Apesar de muito estranho, não é incomum transportar um 5º motor em um 747 para socorrer um outro avião que precisa de motor. O motor a ser transportado passa por um processo em que há várias amarrações e preparações para que ele não gire livremente durante o transporte (o que poderia ocasionar problemas nos selos dos rolamentos que são pressurizados com óleo durante o funcionamento).

Este é o ponto de vista de um passageiro quando voando em um hospedeiro de quinto motor. É possível observar que há uma carenagem transparente na frente do fan, o protegendo.

mot-2

Não há muitas restrições operacionais para o transporte, sendo inclusive um voo normal de carreira, e o peso extra em um lado é compensado com mais combustível na outra asa. Como aumenta muito o arrasto e o peso, é normal fazer uma escala para reabastecer em algum Frango Assado na estrada 😉

mot-3

Mais curioso do que levar um 5º motor é que o 747 é homologado para decolar tri-motor em condições de voo de traslado (aí neste caso não transporta passageiros, obviamente).

Outros operadores que usam o 5º pod.

mot-5

Fonte: Avioes & Musicas