Asas e Flaps

Boeing 767

Boeing 767 é uma aeronave widebody bimotor turbofan desenvolvida e fabricada pela Boeing. Foi o primeiro avião bimotor widebody (corredor duplo) e equipado com glass cockpit (painéis totalmente digitais) da Boeing. Projetado como um avião menor e mais econômico que o Boeing 747 para ser utilizado em rotas internacionais médias e longas, possui capacidade de 181 a 375 passageiros, divididos de 1 a 3 classes, com um alcance de 3 850 a 6 385 milhas náuticas (7 130 a 11 825 quilômetros). O avião foi desenvolvido juntamente com o Boeing 757, que atuaria em rotas nacionais e internacionais curtas.

O avião possui três variantes principais, a variante -200 entrou em serviço em 1982, seguido das variantes -300 em 1986 e -400ER, em 2000. Foram desenvolvidas também variantes de maior alcance, como o -200ER e -300ER, que entraram em serviço em 1984 e 1988, respectivamente, enquanto uma versão cargueira, -300F, entrou em serviço em 1995. Foram desenvolvidos modelos militares, como o E-767 (controle aéreo), KC-767 e KC-46. Os aviões são equipados com dois motores Pratt & Whitney PW4000-94 ou General Electric CF6-80C2.

O avião entrou em serviço comercial com a United Airlines em 1982, onde foi utilizado inicialmente para rotas nacionais e internacionais. Em 1985, tornou-se o primeiro avião bimotor a receber certificação ETOPS para voos intercontinentais sem escalas. Em 1986, a Boeing iniciou estudos para desenvolver uma versão com maior capacidade, o que originou o Boeing 777. Na década de 1990, o avião era utilizado principalmente em rotas entre os Estados Unidos e a Europa.

Até junho de 2017, a Boeing recebeu 1 204 pedidos através de 74 companhias, com 1 101 aviões entregues.[1] Até julho de 2016, 742 aviões estavam em operação. A Delta Air Lines é a companhia com mais aviões em serviço, com 91 aeronaves. As aeronaves concorrentes são o Airbus A300, A310 e A330-200, enquanto o sucessor Boeing 787 Dreamliner entrou em serviço em outubro de 2011.

curiosidades sobre o Boeing 767 da LATAM

1. Estrutura

Desenhado para ter um longo alcance, destaca-se por sua capacidade, com um interior dotado de dois corredores centrais e sete assentos em cada fila. Tem asas de maior envergadura e peso, com flaps e slats na borda.

2. Entretenimento

Cada assento está equipado com uma tela táctil de 8,9 polegadas que dá acesso a um amplo conteúdo. Você encontrará a informação completa no guia LATAM Entertainment da edição impressa de VAMOS.

3. Capacidade

Um total de 238 passageiros: 209 em Economy e 29 em Premium Business.

4. Eficiência

O avião incorpora a tecnologia winglets, que tem a função de diminuir a resistência aerodinâmica das asas durante o voo. Como resultado, o consumo de combustível é reduzido em mais de 450 mil galões ao ano por avião, ao mesmo tempo em que as emissões de dióxido de carbono (CO2) são 5% inferiores.

Ficha Técnica

Nome – 767
Fabricante – Boeing
Capacidade – 238 passageiros
Comprimento – 54.2 m
Largura – 5.03 m
Envergadura – 47.6 m
Altura – 15.8 m
Peso máximo decolagem  – 184.611 kg
Motores – 2 turbofan

Fontes: Wikipédia

Latam Airline

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