Joseph Campbell foi mitólogo, escritor e professor, tornando-se famoso por seus estudos de mitologia comparada. Quando criança, seu pai o levou pra ver uma apresentação de circo tipo velho oeste, onde o pequeno Joe ficou obcecado “pela figura de um índio americano nu, com o ouvido no chão, um arco e flecha na mão, e um ar de especial conhecimento nos olhos”. Mais tarde, em uma visita ao Museu Americano de História Natural, o garoto ficou fascinado pelos totens e máscaras ali expostos. Esses dois contatos com a mitologia indígena o marcariam profundamente e lançariam as bases do que seria o seu trabalho por toda uma vida: entender e comparar mitologias, com ênfase especial no estudo do ciclo do herói.

Ao morrer, em 1987, a revista Newsweek escreveu: “Campbell se tornou um dos mais raros intelectuais da vida americana: um pensador sério que foi abraçado pela cultura popular”.

Sim, Joseph Campbell seguiu à risca a filosofia que tanto recomendava aos seus alunos, quando dizia “Siga a sua felicidade”, e a sua vida foi, ela mesma, uma expressão inegável da jornada do herói.

Ouça em outras plataformas:

iTUNES

DEEZER

GOOGLE PODCASTS

***

INSTAGRAM: @assim_caminha

***

Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro

Roteiro: Pati Rabelo

Consultoria: Heráclito Pinheiro

Produção: Nicolle Pontes

Edição: Bruno Melgácio

Áudio: André Silvestre

Coordenação de produção: Chico Marinho

Estratégia Digital: João Victor Dummar

About the Author

Pati Rabelo

[Idealizadora do projeto multiplataforma “Assim Caminha a Humanidade” • Roteirista, pesquisadora, produtora e co-host do podcast @assim_caminha] Graduada em Comunicação Social, Pati foi editora de livros por dez anos e atualmente desenvolve projetos audiovisuais. E, entre a edição de um livro e outro, escreveu em veículos como Update Or Die, São Paulo Fashion Week (FFW), O Futuro das Coisas, O Povo online, revista PIX e Digestivo Cultural, entre outros. No ACaH, é responsável por colocar as engrenagens em movimento, fazendo conexões entre as ideias de cada episódio e gerando provocações e insights a respeito dos temas discutidos, como uma “Emília” de Monteiro Lobato. É associada da Joseph Campbell Foundation (www.jcf.org).

View All Articles