Na introdução da obra Tipos Psicológicos, Jung escreve que “Platão e Aristóteles não são apenas dois sistemas, mas também os tipos de duas naturezas humanas diferentes, que, desde tempos imemoriais e sob as mais diversas aparências, se confrontam de forma mais ou menos hostil. Sempre se trata de Platão e Aristóteles, ainda que sejam outros os nomes”. De um lado, teríamos, então, as naturezas apaixonadas e místicas, também conhecidas como platônicas ou introvertidas; do outro, haveria as naturezas práticas e sistemáticas, chamadas de aristotélicas ou extrovertidas.

Jung entendia que, ao se observar o desenrolar de uma vida humana, vemos que o destino dos extrovertidos é mais determinado pelos objetos de seu interesse, enquanto o dos introvertidos é mais definido pelo seu interior, pelo subjetivo.

Neste episódio, Pati Rabelo, Heráclito Pinheiro e o filósofo Getulio Zagreu conversam sobre atitudes, funções e tipos psicológicos na visão de Jung. E, ao final do programa, você vai entender melhor por que é impossível a um artista, um filósofo ou qualquer outra pessoa agradar a todo mundo.

PS: Daqui a quinze dias, ou seja, dia 06jan, não haverá episódio novo, porque vamos estar de férias. Mas a gente volta no dia 20jan, pra continuar seguindo algumas pistas de como caminha a humanidade 🙂

Ouça em outras plataformas:

DEEZER

iTUNES

GOOGLE PODCASTS

***

Instagram: @assim_caminha

***

Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro

Roteiro: Pati Rabelo

Consultoria: Heráclito Pinheiro

Áudio e Edição: Mariana Vieira

Arte da Vitrine: Pati Rabelo

Curadoria de Instagram e Blog: Pati Rabelo

Comercial: Heráclito Pinheiro

Coordenação de Produção: Chico Marinho

Estratégia Digital: João Victor Dummar

About the Author

Pati Rabelo

[Idealizadora do projeto multiplataforma “Assim Caminha a Humanidade” • Roteirista, pesquisadora, produtora e co-host do podcast @assim_caminha] Graduada em Comunicação Social, Pati foi editora de livros por dez anos e atualmente desenvolve projetos audiovisuais. E, entre a edição de um livro e outro, escreveu em veículos como Update Or Die, São Paulo Fashion Week (FFW), O Futuro das Coisas, O Povo online, revista PIX e Digestivo Cultural, entre outros. No ACaH, é responsável por colocar as engrenagens em movimento, fazendo conexões entre as ideias de cada episódio e gerando provocações e insights a respeito dos temas discutidos, como uma “Emília” de Monteiro Lobato. É associada da Joseph Campbell Foundation (www.jcf.org).

View All Articles