No Ocidente, temos uma preferência pela função pensamento para explicar as coisas. Cultivamos uma racionalidade ligada à noção de causalidade, estatística e à mentalidade científica. Mas as pesquisas no campo da Psicologia Profunda levaram Jung a procurar outras explicações para o esclarecimento de certos fenômenos, uma vez que o princípio da causalidade começou a lhe parecer insuficiente. Ele descobriu então que existem manifestações psicológicas paralelas que não se relacionam de modo causal, mas têm uma forma de correlação totalmente diferente. Como a psique e a matéria estão encerradas em um só e mesmo mundo e, além disso, se acham permanentemente em contato entre si, há não só a possibilidade, mas até mesmo uma certa probabilidade, de que a matéria e a psique sejam dois aspectos diferentes de uma só e mesma coisa.

Para Jung, os fenômenos da sincronicidade apontam nesta direção, porque nos mostram que o não psíquico pode se comportar como o psíquico, e vice-versa, sem a presença de um nexo causal entre eles.

Ouça em outras plataformas:

DEEZER

iTUNES

GOOGLE PODCASTS

***

Instagram: @assim_caminha

***

Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro

Roteiro: Pati Rabelo

Consultoria: Heráclito Pinheiro

Áudio e Edição: Mariana Vieira

Arte da Vitrine: Pati Rabelo

Curadoria de Instagram e Blog: Pati Rabelo

Comercial: Heráclito Pinheiro

Coordenação de Produção: Chico Marinho

Estratégia Digital: João Victor Dummar

About the Author

Pati Rabelo

[Idealizadora do projeto multiplataforma “Assim Caminha a Humanidade” • Roteirista, pesquisadora, produtora e co-host do podcast @assim_caminha] Graduada em Comunicação Social, Pati foi editora de livros por dez anos e atualmente desenvolve projetos audiovisuais. E, entre a edição de um livro e outro, escreveu em veículos como Update Or Die, São Paulo Fashion Week (FFW), O Futuro das Coisas, O Povo online, revista PIX e Digestivo Cultural, entre outros. No ACaH, é responsável por colocar as engrenagens em movimento, fazendo conexões entre as ideias de cada episódio e gerando provocações e insights a respeito dos temas discutidos, como uma “Emília” de Monteiro Lobato. É associada da Joseph Campbell Foundation (www.jcf.org).

View All Articles