Ativa Idade

Conheça as atividades físicas mais indicadas para fazer na terceira idade

Com apenas 30 minutos aplicados em atividades físicas diárias, as pessoas acima dos 60 anos conseguem conquistar mais saúde e bem-estar

Correr ao ar livre, nadar na piscina e fazer musculação. Ao praticar exercícios físicos específicos, principalmente na velhice, as pessoas podem adquirir muitos benefícios. Segundo Abel de Sousa Rodrigues, educador físico (CREF – 1296), esse tipo de hábito pode ajudar no fortalecimento dos músculos e melhorar o condicionamento físico, prevenindo o surgimento de doenças crônicas como hipertensão, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. “Em qualquer idade, a atividade física é importante, porém, deve ser adequada às condições e capacidade individual de cada um”, garante.

Por isso, selecionamos quatro atividades físicas indicadas para realizar na rotina da terceira idade. Vale lembrar que cada uma delas propõe e oferece um auxílio diferente na saúde, garantindo um envelhecimento de qualidade. Confira:

Caminhada e corrida
Pode até parecer simples, mas caminhar pelas ruas ou praças traz muitos benefícios ao corpo. De acordo com Abel de Sousa Rodrigues, a atividade melhora o condicionamento cardiorrespiratório e diminui a pressão arterial. “Além disso, fortalece os músculos e desenvolve o equilíbrio e coordenação motora”, ressalta. Para garantir todos esses resultados, o indicado é andar pelo menos 30 minutos por dia.

Vale ressaltar que esta é uma das práticas mais adotadas pela terceira idade. Maria Oliveira Costa, de 75 anos, por exemplo, faz parte desse grupo. Diariamente, ela procura caminhar na praça próxima de casa, tendo em vista os benefícios que podem ser adquiridos, como melhoria na autoestima. “Além disso, também sinto um alívio muito grande do estresse e diminuição da ansiedade”, conta a dona de casa. Ou seja, ela tanto consegue auxílio na questão física quanto na mental, o que é o ideal para pessoas com mais de 60 anos.

Natação e hidroginástica
Não existe idade para aprender a nadar, muito menos para aproveitar os inúmeros benefícios que o esporte oferece. Afinal, a natação e a hidroginástica estão sempre relacionadas à qualidade de vida e saúde, indo do fortalecimento dos músculos até a melhora do condicionamento cardiorrespiratório. O exercício é ótimo para aquelas pessoas apresentam problemas ósseos, como artrite e osteoporose, pois protege as articulações e incentiva a circulação sanguínea do corpo.

Musculação
Se você deseja melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos, a musculação é uma excelente saída. Conforme o educador físico Abel de Sousa Rodrigues, o idoso deve focar no fortalecimento dos músculos. “Dessa forma, você também melhora a circulação sanguínea e a respiração.” É importante lembrar que a prática de esportes para idosos deve ser feita depois de um alongamento e aquecimento adequados, evitando lesões e problemas mais sérios.

Yoga e pilates
Flexibilidade e equilíbrio. Estes são os principais benefícios ao realizar yoga e pilates, além de desenvolver o lado espiritual do praticante. “Os métodos trabalham também no alívio de dores, na melhora da postura corporal e até na autoestima”, conclui o educador físico.

Mais saúde!
Confira abaixo os principais benefícios proporcionados pelo desenvolvimento de atividades físicas:

• Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
• Alivia o estresse e a ansiedade;
• Fortalece os ossos e músculos do corpo;
• Auxilia no sono e no aumento da habilidade de concentração;
• Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade;
• Aumenta a libido e o desempenho sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico.