Ativa Idade

Descubra os benefícios de praticar atividade física ao ar livre

Independente do exercício desenvolvido na rotina, estar próximo à natureza traz bons resultados ao corpo, como alívio ao estresse e melhora do humor

Todos nós sabemos que fazer atividade física faz bem à saúde. Melhor ainda quando os exercícios são feitos ao ar livre. Pode parecer mentira, mas frequentar lugares “naturais” proporciona bem-estar mental e físico. De acordo com Inês Claudia, médica da Unimed Fortaleza (CRM 5347), esse hábito é fundamental na melhora de alguns quadros clínicos, como ansiedade e estresse. “Além de minimizar os efeitos de problemas psicológicos, o contato com a natureza pode proporcionar ótimas oportunidades para ampliar a socialização e evitar o isolamento”, ressalta.

Em Fortaleza, existem opções de espaços arborizados que podem garantir todos esses benefícios, sendo possível fazer caminhadas, andar de bicicleta e praticar esportes. Por isso, Inês Claudia listou cinco pontos da cidade seguros e tranquilos para qualquer faixa etária, principalmente, na terceira idade. Confira:

Parque Ecológico do Cocó – Cocó
Com trilhas, quadras esportivas e anfiteatro, o Parque Ecológico do Cocó é ideal para programas com amigos e familiares. O local permite fazer inúmeros exercícios, como ioga, massoterapia e arborismo. As trilhas guiadas também atraem os que querem ter um contato mais próximo à natureza, muitas vezes em companhia dos animais de estimação.

O passeio de barco, por sua vez, é outro atrativo que dá a oportunidade de conhecer um pouco o rio Cocó. Com duração de 20 minutos, o percurso acontece entre as pontes das avenidas Sebastião de Abreu e Washington Soares. Vale ressaltar que essa atividade acontece todos os dias da semana, exceto segunda-feira, das 6h às 17h.

Praça Luiza Távora – Aldeota
Construída para garantir a acessibilidade de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, a Praça Luiza Távora, mais conhecida como Praça do Ceart, mescla tons urbanos com naturais, apresentando ambientes arborizados e aconchegantes. O espaço reúne inúmeras atrações, como equipamentos de ginástica acessíveis voltados para a terceira idade, pista de skate e parque infantil.

Calçadão da avenida Beira Mar – Meireles
Cheio de cores e artes, o calçadão da avenida Beira Mar reserva grandes surpresas. Afinal, é possível caminhar ou pedalar admirando diferentes cenários em sincronia com o mar. O clima é perfeito para colocar a cabeça em ordem e esquecer os problemas. O destino também possibilita fazer exercícios na areia, como ioga, voleibol e futebol, e saborear pratos deliciosos nos restaurantes locais, sendo alguns reconhecidos internacionalmente.

Praça da Imprensa – Dionísio Torres
Opção de lazer e também ponto de encontro, a Praça da Imprensa, situada no bairro Dionísio Torres, é um lugar para todas as idades, pois dispõe de uma estrutura totalmente acessível e adaptada. O local apresenta pista de cooper, parque infantil, aparelhos de ginástica e uma estação do projeto Bicicletar, no qual utiliza o sistema de compartilhamento de bicicleta. A qualquer hora do dia, é possível observar grande movimentação, principalmente de crianças e idosos.

Passeio Público – Centro
Uma das mais antigas e verdes praças de Fortaleza, o Passeio Público é bastante frequentado durante os finais de semana. Além da bela vista para o mar, o local possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias. A praça também conta com um quiosque, onde funciona um café-restaurante aberto ao público diariamente, para almoço e happy hour. Uma dica é realizar um piquenique em família, podendo aproveitar os ventos e sensações da região.

Mitos e verdades
Que tal sair de casa para fazer uma caminhada? Se você tem algum receio, não tem o que temer, pois a médica Inês Claudia comentou os principais mitos e verdades relacionados ao assunto. Confira:

O contato com a natureza melhora a qualidade de vida?
Verdade. O contato com a natureza melhora a qualidade de vida das pessoas ao proporcionar bem-estar, diminuição do estresse e ansiedade e estímulo à prática de exercícios e esportes.

Quem vive em contato com a natureza é imune a problemas psicológicos?
Mito. Apesar da melhora do humor e diminuição do estresse, o contato com a natureza não previne a manifestação de problemas psicológicos, como a depressão.

O contato com a natureza ajuda no controle das doenças cardíacas?
Verdade. O estresse é comprovadamente um fator de risco e de descompensação das doenças cardíacas. Ou seja, todas as ações que possam diminuí-lo auxiliam no controle das doenças cardíacas.

Os benefícios dos exercícios físicos realizados ao ar livre são melhores do que os desenvolvidos em áreas fechadas, como academias?
Mito. A realização de exercícios físicos ao ar livre traz alguns benefícios diferentes daqueles realizados em ambientes fechados, como aumento da vitamina D e o contato com o ar mais puro, mas não significa que seja melhor.