Beleza e Saúde

Up no olhar

Dr. Andre Bezerra IOF

O oftalmologista celebrity André Bezerra (FOTO) , diretor-técnico do IOF, fala sobre a cirurgia de pálpebras que não é um problema meramente estético, é uma questão de saúde ocular.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – 2010 é ano eleitoral. Os políticos cearenses fazem muita correção de pálpebras? O presidente Lula e José Serra e outros tantos políticos fizeram.
ANDRÉ BEZERRA – Os políticos cearenses ainda são muito conservadores, machistas, muitos são do interior do Ceará. Aquela de ôse Deus me fez assim, assim vou ficar®. Mas a tendência é mudar. Os eleitores exigem um conjunto do candidato e o visual também será avaliado. Hoje, atendo muito os assessores e as mulheres dos candidatos, até pela IOF ficar próxima à Assembléia Legislativa.

RFP – Quando é indicada a cirurgia nas pálpebras?
AB – É bom diferenciarmos o cirurgião plástico do cirurgião oculoplástico. O primeiro faz a correção estética nas pálpebras (blefaroplastia). O segundo corrige patologias e faz correções estéticas ao redor dos olhos que comprometem a visão. Além da questão estética, por exemplo, a dermatocálaze (excesso de pele nas pálpebras) pode gerar cansaço visual e restrições do campo de visão superior. A cirurgia é indicada quando o paciente sente o olhar cansado, aparência é de tristeza, há flacidez na região e existe excesso de gordura nas bolsas palpebrais.

RFP – Como é a cirurgia?
AB – Tiramos o excesso de tecido e um pouco do músculo, trabalhamos a gordura em excesso, respeitando as linhas naturais. As cicatrizes ficam na dobra dos olhos, imperceptíveis. A cirurgia dura em torno de 1 hora, nos dois olhos. Nas primeiras 48 horas do pós-operatório, recomendamos repouso absoluto, compressas de gelo e pomadas para diminuir o inchaço. Os olhos ficam roxos devido à região conter muitos vasos sanguíneos. Parece que o paciente levou um murro. Em uma semana, retiramos os pontos e vida normal.

RFP – E o resultado é satisfatório?
AB – Total. Muitos pacientes me relatam que sentem alívio. Alguns dizem que parecem que retiraram um peso dos olhos. Além de enxergarem melhor, o rejuvenescimento é notório.

RFP – Quem procura mais a cirurgia, homem ou mulher?
AB – As mulheres acima de 40 anos procuram bastante. Elas, geralmente, são as cobaias do marido. Elas vêm, fazem a cirurgia, dá certo, aí o marido vem e faz também.

RFP – Como evitar o envelhecimento na região dos olhos?
AB – A carga genética conta bastante, mas o paciente pode utilizar produtos cosmecêuticos hidratantes, nutrientes que melhoram a elasticidade da pele, combatendo os radicais livres, que aceleram o envelhecimento, e tratando o estresse do dia-a-dia.

SERVIÇO
IOF – Instituto de Oftalmologia e Otorrinolaringologia de Fortaleza
Avenida Desembargador Moreira, 2649
Tels.: (85) 32442747 / 32444913