Beleza e Saúde

Rejuvenescimento de pálpebras

20bu2502_(3)
FOTO: Cirurgiões plásticos Ognev Cosac, Presidente da Regional DF da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Cido Carvalho (CE), Dilson Luz (PE) e Sílvio Ferreira (DF)

O cirurgião plástico Cido Carvalho, chefe da Residência Médica em Cirurgia Plástica do Instituto José Frota, fala sobre o “Tratamento definitivo das rugas palpebrais laterais”, tema de sua recente palestra e demonstração cirúrgica, ao vivo, para médicos cirurgiões, no Distrito federal.

Roberta Fontelles Philomeno- Em que consistem o tratamento definitivo das rugas palpebrais laterais do qual o senhor proferiu palestra em Brasília?
CIDO CARVALHO – Trata-se de um procedimento ainda novo, mas muito seguro, que consiste na remoção cirúrgica da porção lateral do músculo orbicular do olho, responsável pelas rugas “pés-de-galinha”. Essa pesquisa já tem aceitação mundial, publicamos na revista Aesthetic Plastic Surgery recentemente.

RFP – A área dos olhos dá sinais de envelhecimento mais rapidamente do que a pele de outras regiões do rosto?
CD – Sim, devido à ação contínua desse músculo, sempre que sorrimos, dezenas de vezes ao dia, ao longo dos anos.

RFP – Por que ganhamos do tempo o presente das ruguinhas palpebrais?
CD – O músculo orbicular do olho se contrai durante o sorriso, e como ele é bem preso à pele, forma um pregueamento que logo se transforma em rugas, tornando-se evidentes, com o tempo, até quando não se está sorrindo (passam de rugas móveis e rugas fixas).

RFP – E as rugas laterais são as mais difíceis de tratar?
CD – Sim, porque o músculo está contraindo a todo o momento, e mesmo quando se faz a cirurgia convencional de pálpebras e do rosto, ou toxina botulínica (“botox”), elas voltam.

RFP – Como podemos evitar essas marquinhas do tempo?
CD – Há várias maneiras de retardá-las, como alimentação saudável, hidratação da pele, protetor solar, uso de óculos escuros e toxina botulínica com regularidade (de seis em seis meses). Para tratar definitivamente só com a remoção cirúrgica.