Beleza e Saúde

Congresso apresenta soluções para combater estrias

bumbum

FOTO: Bumbum livre de estrias é o desejo de toda mulher

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) promove, entre os dias 21 e 25 de abril de 2010, o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro, que terá as estrias como um dos temas das palestras e cursos.
 
“As estrias são um problema bastante comum e têm levado homens e mulheres a procurarem tratamentos estéticos com a finalidade de amenizar ou mesmo eliminar estas marcas que são resultantes da falta de fibras elásticas e colágenas em algumas áreas do corpo, promovendo o aparecimento na pele de indesejáveis furinhos e linhas”, comenta a médica Eliandre Costa Palermo (CRM-SP 78723), vice-presidente da SBCD.  
 
As novidades em tratamentos para estrias serão apresentadas nos cursos sobre Manejo Cirúrgico das Estrias, Microdermoabrasão e Peelings Químicos das Estrias, Manejo das Estrias com Tecnologia e no Painel de Procedimentos Práticos ao vivo. Esses cursos serão ministrados pelos médicos dermatologistas Rogério Tércio Ranulfo,  Fábia Vasconcelos de Figueiroa Valente e  Shirley Borelli, respectivamente.

Novos tratamentos
 
Entre as inovações tecnológicas para o problema, encontra-se a técnica cirúrgica com uma nova agulha intitulada “Agulha de Ranulfo“, que faz um descolamento mais rápido e eficiente das estrias.  “Trata-se de uma variação da subcisão, técnica de descolamento já usada para tratar a celulite.  Nesse caso, a subcisão foi adaptada para aplicação na própria derme, e não na gordura, como no caso da celulite. Com esta técnica, promove-se um trauma para que na região da estria se forme colágeno. A grande vantagem da técnica é que pode ser aplicada em estrias brancas e vermelhas e tem recuperação mais rápida”, explica Eliandre.

As melhores soluções 
Para a especialista, entre os tratamentos não-invasivos, as melhores opções são os lasers fracionados não-ablativos (Erbium 1550) e ablativos. “O lasers ablativos e fracionados são uma excelente opção de tratamento, tem um dano térmico controlado, requerem poucas sessões e melhoram estrias antigas. Já os lasers não-ablativos tem ponteiras precisas que não machucam a epiderme, portanto podem ser realizados em qualquer tipo de pele e época do ano, mas demandam um maior numero de sessões”, afirma.
 
Combinação de tratamentos 
Atualmente há quem preconize que as estrias não têm “cura”, e que para suavizar sua aparência há somente tratamentos paliativos. “Todos os tratamentos visam a estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno. A aplicação de tretinoína e ácido retinóico é ainda o mais usado para tratamento clinico. Temos ainda os tratamentos com radiofreqüência e infravermelho, que melhoram bastante o aspecto atrofiado das estrias”, afirma Eliandre.
 
Hoje, os tratamentos com lasers fracionados têm aumentado o grau de melhora mesmo para estrias antigas. Terapias ainda menos estudados, como a carboxiterapia, têm mostrado resultados surpreendentes. “Na prática, o que observamos é a associação de diferentes tratamentos para se conseguir estimular o colágeno, reorganizar as fibras elásticas e, por fim, melhorar a coloração das estrias. Nestes casos se aplicam também os peelings, microdermoabrasão, subcisão entre outros. Não existe um tratamento apenas, mas a escolha do melhor protocolo para cada paciente e cada tipo de estrias”, pondera a dermatologista.
 
 Prevenção
 Mesmo com os tratamentos já disponíveis e as inovações, que estão chegando aos consultórios dermatológicos, o ideal é apostar em um trabalho preventivo. “A prevenção ainda é o melhor tratamento. Cautela na perda ou ganho de peso rápido pode ajudar a evitar o aparecimento de estrias, especialmente em grupos de alto risco, como os adolescentes e gestantes. É importante manter a hidratação adequada no local e alguns ativos muito usados em cosméticos como a vitamina C, ácidos de frutas, retinol, óleo de semente de uva, de rosa mosqueta, ajudam a inibir o desenvolvimento delas”, finaliza Dra. Eliandre.
 
Serviço:
Evento: XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica
Data: 21 a 25 de abril de 2010
Local: Centro de Convenções Sulamérica
Endereço: Av. Paulo de Frontin I, Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições on line: HTTP://www.sbcd.org.br/riodejaneiro2010
Informações: riodejaneiro2010@sbcd.org.br