Beleza e Saúde

Como retardar o envelhecimento

Xiaochun Luo, vice-presidente de Grupo e Principal Executiva de Ciências da Avon, à frente dos esforços globais da empresa em pesquisa e desenvolvimento para todas as linhas de produtos ao redor do mundo, fala, com exclusividade, para nosso blog por que encelhecermos e como podemos retardar os efeitos nefasto do passar do tempo. Xiaochun passou pelo Brasil feito um furacão, onde proferiu palestras e seminários.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Por que envelhecemos? XIAOCHUN LOU – Nós envelhecemos porque nosso organismo está programado para envelhecer. Não podemos parar o nosso relógio biológico, mas é possível fazer com que ele funcione mais lentamente.

RPF – É possível retardar o envelhecimento da pele, especificamente, com ações simples em nosso dia a dia?

XL – Antigamente, não havia muito o que para fazer, para desacelerar esse processo, mas, hoje, com o que descobrimos sobre o ciclo do envelhecimento da pele, podemos fazer muito mais. Por causa das descobertas científicas, atualmente, há um senso comum sobre algumas atitudes que podem auxiliar na prevenção contra o envelhecimento da pele.
A primeira delas: evitar ao máximo a exposição ao sol, pois ele é um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele. Também é importante manter a pele bem hidratada, dessa forma, ela não terá uma aparência seca, opaca e sem vida.
A terceira recomendação é usar produtos que ajudam na renovação celular, o que é muito importante, pois faz com que a superfície da pele ganhe uma aparência mais jovem, já que pele que se renova fica mais macia e uniforme.
O uso de produtos que agem em um nível mais profundo da pele e que atuam no colágeno é bom para evitar a formação de rugas.

RFP – A linha Renew da Avon foi uma revolução e o que podemos esperar do futuro?

No futuro, a Avon vai cada vez mais se dedicar às pesquisas, para se aprofundar no entendimento do processo de envelhecimento da pele. Quanto mais soubermos, melhores serão os produtos que desenvolveremos. Com isso, acredito que muito em breve até os produtos de uso tópico serão mais eficazes do que já são hoje e seu consumo será maior.
Por apresentar uma eficácia muito próxima à conseguida com os tratamentos feitos em consultórios médicos, dizemos que eles os produtos de Renew Clinical são uma alternativa aos procedimentos dermatológicos e são destinados a um público de pessoas que, por algum motivo, estão impossibilitadas de ir a um dermatologista, não tem condições financeiras para se submeter aos procedimentos ou têm medo.

RFP – O avanço da tecnologia do tratamento de rugas vai aposentar o bisturi?
Uma tendência que tenho acompanhado é que, cada vez mais, até os procedimentos clínicos estão se tornando menos invasivos e caros. Sendo assim, acredito que esses procedimentos podem migrar para dentro da casa do consumidor, como é o caso do laser, que, logo poderá ser feito em casa, sem precisar ir ao consultório. Em poucos anos, vamos observar uma convergência dos tratamentos dermatológicos e da indústria cosmética no combate ao envelhecimento da pele.

RFP – Os cabelos são danificados também pelo passar do tempo? Eles envelhecem e o resultado é uma cabeleira mais rala?
XL – Há uma diferença muito clara entre o cabelo da pessoa jovem e da mais velha. A primeira coisa que se nota é que há uma diminuição significativa no número de fios, o que deixa o cabelo como um todo, com uma aparência mais rala. Outra coisa que ocorre é a redução na espessura e na densidade do fio, que se tornam fracos e quebradiços. Mas, o mais evidente no envelhecimento dos cabelos é que eles ficam brancos.

RFP – O que o mercado oferece de melhor, hoje, em ativos, no combate ao envelhecimento da pele?

XL – A melhor forma de combater o envelhecimento é a combinação de vários fatores, especialmente ter um estilo de vida saudável. Sabemos, por exemplo, que pessoas obesas são mais propensas a ter problemas de pele. Usar um produto apropriado para o seu tipo de pele, para os cuidados específicos que ela necessita também é importante. Eu sempre digo para as pessoas para não se informar apenas por meio de propaganda, mas, sim, fazer uma buscar mais focada para comprar produtos de empresas sérias e com boa reputação no mercado, como a Avon, pois esses produtos passam por uma criteriosa avaliação, que atestam a qualidade. Mantenha também a sua saúde mental. Tente não se estressar muito, pois o estresse faz muito mal a pele.