Beleza e Saúde

Sem sol e água não dá para ser feliz!!!

Aline Moraes não descuida da hidratação do corpo, no calor da Bahia. De um lado o copo de água e do outro sua clutch (carteiras mais durinhas) da Cartier

Grazi Massafera não larga de seu copo de água
Inteligentes, Aline Moraes e Grazi Massafera, ex e atual namorada do tudo-de-bom-e mais-alguma-coisa Cauã Raymond, não largam dos copos de água. “Hidratar o corpo é fundamental”, revela Aline, que brilha na telinha da Globo, na pele da personagem Lili, da novela O Astro. E Grazi completa: “Beber muito líquido faz parte, pois deixa a pele mais luminosa e lisinha”.
As atrizes têm toda razão, beber 2l de água por dia melhora a absorção dos nutrientes (a água é o veículo utilizado por nosso organismo para ajudar na digestão alimentos e também para ajudar a excretá-los do corpo), auxilia no controle da temperatura corporal e hidratação. Um simples copo de água é capaz de deixar sua pele mais jovem.
Duvida? Então, pense: a terra da caatinga é rachada, sem vida e cheias de depressões devido à falta água. O mesmo raciocínio pode ser utilizado, mais ou menos, em relação à nossa pele. As depressões e falta de viço da cutis podem ser provocadas pela simples falta de hidratação do corpo de dentro para fora. E neste caso é irrelevante se empanturrar de creminhos hidratantes.
Conversando com my dermatologista Humberto Maciel, ele aconselhou tomar três copos de água, de 300 ml, pela manhã e três à tarde. À noite, tomar mais dois e nunca esperar estar com sede para tomar água, pois a sede é um sinal de que o corpo já está desidratado. Ah!!! Lembre-se ingerir frutas tomar chás, sopas e sucos ajudam a hidratar o corpito também.
E ainda emagrece
Rica em sais minerais, a água é um dos elementos que mais beneficiam esteticamente e funcionalmente o nosso corpo, já que 70% a 75% dele é composto por ela, que é responsável em manter a hidratação da pele, evitando o aparecimento das rugas, celulites e marcas de expressão, por exemplo, ajuda a combater problemas respiratórios, pois ajudam as mucosas a produzirem secreções que expulsam micro-organismos para fora do corpo, além de fazer você ingerir menos calorias e emagrecer.
Isso mesmo, beber água emagrece. Como assim??? Simples, um estudo realizado por cientistas norte-americanos, da Universidade da Virgínia, nos EUA, comprova que pessoas que bebem em torno de dois copos 1h antes das refeições comem menos, com isso, ingerem menos calorias.
Os pesquisadores explicam que quando bebemos água e ficamos com o estômago cheio e são liberados os hormônios leptina e PPY, responsáveis pela sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e ganhe manequim 38 (EUzinha já estou nele, morra!!!). Mas não exagere: a água não substitui os alimentos, ela apenas ajuda a equilibrar o sistema digestivo e metabólico.

Sol é fundamental
É isso mesmo, você não está lendo errado não, antes de decretar que o sol é o vilão do fotoenvelhecimento e do câncer de pele, é bom saber que ele também traz benefícios à saúde. O ortopedista e traumatologista Roberto Welton, da Clínica Dom Victor, diz que os raios solares são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
“Aconselho meus pacientes a caminharem pela manhã e não aplicar protetor solar nos braços e nas pernas para facilitar a síntese de vitamina D, envolvida na absorção de cálcio, essencial aos ossos e assim na prevenção da osteoporose”, explica. E estudos comprovam que são necessários apenas de 5 min a 10min para você ter esse benefício.
E o solzinho, antes das 10h e depois das 16h, também estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, hormônios responsáveis pelo bom humor, energia e por uma noite de sonho bem dormida. Tanto é assim que os moradores dos trópicos (nós, por exemplo) são conhecidos por serem bem mais felizes do que as pessoas que residem nas regiões frias e bem mais abertos aos relacionamentos amorosos.
Mas o sol, é verdade, tem duas caras e se você exagerar ele vira um monstro que pode acabar com a sua alegria. É que a exposição aos raios solares ajuda na formação dos radicais livres que destroem os lipídios, as proteínas e até mesmo o DNA das células. Além disso, os raios ultravioletas danificam o colágeno, proteína responsável pela firmeza e pela elasticidade dos tecidos, e haja flacidez!!!
E pior: o sol em excesso pode causar queratoses, lesões escuras e em relevo e até feridas que não cicatrizam nunca e que podem dar origem ao temível câncer de pele. Então cuidado…