Beleza e Saúde

8 dicas de como prevenir o câncer de mama. Um alerta

Primeiro, o mastologista Antônio de Pádua (FOTO), presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, no Ceará, e que entre os dias 16 a 19 de março, comandará o III Breastk Câncer Week Internacional 2012, no Coliseum Hotel, em Beberibe (CE), deu-me um susto: “Você sabia que com a expectativa de vida de 80 anos, uma em cada oito mulheres vai ter câncer de mama? Tipo mais comum no mundo, provocado, principalmente, pelo estilo de vida moderno”.

Mas calma: “Você sabia também que, em cada 10 casos descobertos precocemente, 95% das mulheres ficam curadas e muitas vezes no tratamento do câncer são usados apenas com remédios, sem necessidade de quimioterapia ou radioterapia?”.

Descobrir o problema precocemente, como o mastologista diz, significa identificar tumor de até 1mm, possível exclusivamente em exame de mamografia, período em que ele ainda não invadiu os vasos sanguíneos e provocou metástase. “Um tumor demora, às vezes, de quatro a cinco anos se desenvolvendo até ser palpável pelo médico”, explica e lamenta: “Aí pode ser tarde demais ou o tratamento ser mais demorado e doloroso”.

Então, o segredo é a prevenção, um modo simples de se proteger !!!

COMO PREVENIR CÂNCER DE MAMA, ENTÃO???

1 – “Sei que não é fácil, mas o primeiro passo é modificar o estilo de vida. Adotar a sabedoria oriental de dividir o dia em três partes, ou seja: 8h de trabalho, 8h de sono e 8h para o laser”

2 – Evite o acúmulo de gordura, principalmente no abdômen, que produz hormônios, provocando a síndrome metabólica (glicose, ácido úrico…)

3 – Pratique atividade física que reduz a fabricação de hormônios ligados ao stress e o organismo passa a produzir mais serotonina (neurotransmissor ligado ao bem estar)

4 – Coma pouco e várias vezes ao dia

5 – Evite a ingestão de alimentos à noite

6 – Consuma frutas com casca, para um bom funcionamento do intestino

7 – Inclua em sua dieta alimentos funcionais, como: uva que contém resveratrol (polifenol encontrado, principalmente, na uva e nos vinhos tintos. Antioxidante), três unidades ao dia de castanha do Pará ou de caju (antixiodante, contêm magnésio e ácido graxo ômega 3…), chá verde que aumenta o metabolismo e reduz a retenção híbrica, iogurte com lactobacilos para melhorar o trânsito intestinal.

8 – Seja otimista, auxilia tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças

CURIOSIDADE:
Você sabia que 80% das células do sistema imunológico estão no tratouma das razões da importância de uma boa alimentação. Sistema digestivo funcionando bem é sinal de saúde

Recomendado para você