Beleza e Saúde

Odontopediatra Rafaella Aragão e a paciente Sara Moura

Os cuidados com a saúde bucal da criança começam bem cedo. “A mamãe deve higienizar as gengivas dos bebês, três vezes ao dia, após a mamadeira ou à amamentação, com uma frauda molhada com água filtrada e fervida”, explica a odontopediatra Rafaella Aragão.

O ideal é que a higienização seja feita à noite, por volta das 21h, pela manhã, 6h, e ao meio-dia. “As crianças não nascem com os micro-organismos que causam a cárie e cabe aos pais ter esse cuidado com os filhos para a não contaminação nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento da chamada ‘cárie de mamadeira’”, acrescenta.

Uma alimentação balanceada também interfere diretamente na saúde dos dentes. “Os pais devem se empenhar em oferecer uma alimentação variada, sempre que possível, rica em alimentos orgânicos e integrais. A primeira visita ao dentista deve ser em torno de um ano.

“Nesse primeiro contato, examino toda a boca da criança, possíveis traumas, língua presa, dou instruções de higiene e alimentação, de como os pais podem ir tirando o hábito dos filhos de chupar chupeta e tomar na mamadeira. Depois, aplico um flúor nos dentinhos, especial para bebês”, esclarece.

SERVIÇO

Odontopediatra Rafaella Aragão

Av. Dom Luís nº 1233. Sl 2204. Harmony Medical Center

Tel.: (85) 9766-6186  / 3264-3302

Recomendado para você