Beleza e Saúde

Rugas, quando elas viram um incômodo!

Cirurgião plástico Giovanni Martins (CRM 6225 / RQE 2627) fala de rugas, quando elas viram um incômodo , e sobre como amenizar o passar do tempo através do lifting facial, em visita que fiz a sua clínica Sublimis, no Complexo São Mateus. “As rugas são inerentes ao envelhecer, companheiras e testemunhas de um tempo bem vivido. Sinais de experiência e de maturidade, tornam-se indesejáveis a partir do momento em que comprometem a autoestima”.

creme-caseiro-anti-rugas-1

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – A cirurgia plástica apaga os sinais do tempo?
GIOVANNI MARTINS – Não é a intenção acabar com os sinais do tempo, seria muita pretensão. Podemos sim, reduzir os efeitos de sua passagem. Não é segredo que ter uma vida saudável, alimentar-se bem, dormir satisfatoriamente, fazer exercícios físicos, hidratar e proteger a pele são formas de retardar o envelhecimento.
RFP – Existe um momento que as rugas começam a incomodar?
GM – As rugas de expressão, resultado da nossa mímica facial como rir, chorar e outras, deveriam ser percebidas apenas quando os músculos da nossa face se contraíssem. Quando passam a ser percebidas mesmo estando em repouso, temos a indicação do tratamento com a toxina botulínica (popular Botox). Técnicas avançadas potencializam o resultado, surgem então outras opções como o tratamento da cauda do supercilio, “pescoço de Nefertiti” e outras.
RFP – Qual o tratamento mais adequado para as rugas estáticas?
GM – As rugas estáticas, diferentemente das rugas de expressão, são causadas pela perda de volume facial, queda das estruturas e desidratação. O preenchimento das rugas e a volumização da face com o ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio, associados com a hidratação profunda da pele, pela infiltração de ácido hialurônico e manitol, causam resultados animadores.
RFP – O que o sr. acha das substâncias de efeito definitivo nos preenchimentos faciais?
GM – Não aconselho, em hipótese alguma, a aplicação de substâncias que não as citadas acima para o tratamento das rugas. Produtos definitivos estão associados com complicações graves e muitas vezes irreversíveis.
RFP – Existe perigo nas aplicações de substâncias?
GM – Os resultados são praticamente imediatos e muito empolgantes. Pode haver equimose e inflamação local efêmera logo após a aplicação. As aplicações são feitas em caráter ambulatorial e sem maiores riscos

Recomendado para você