Beleza e Saúde

FAZ CRESCER CABELO?

3101bu0203A

A terapeuta capilar cearense Cristina Carioca, do Zárif , indica no salão o tratamento com a linha Energizing, da Davines, seguida da argila terapia e finalização com aplicação do pente de alta frequência, com a luz vermelha e vibração que trabalha junto com os tônicos capilares, estimulando o crescimento do cabelo. “O tratamento não estimula apenas o crescimento do cabelo, mas também ajuda a controlar a seborreia, é bactericida”. Sessões uma vez ao mês.
A personal hair Cristina Oliveira, do Selma Cabeleireiros, indica também o tratamento com argila, que desintoxica o couro cabeludo, os fios e faz a hidratação e nutrição. “Fortalece o cabelo danificado e evita que ele se parta”, esclarece. Cristina diz que o tratamento consiste em quatro sessões, de 15 em 15 dias.
E desintoxicar é a palavra. Educador Tiago Santos acrescenta o tratamento Detox Fiying, da Davines. “Desobstrui e desintoxica o couro cabeludo. Uma aplicação mensal é suficiente”. E ele alerta: dê preferência aos séruns, pomadas, finalizadores hidrossolúveis, para evitar a possível obstrução do bulbo capilar (folículo piloso no couro cabeludo, onde nascem o cabelo) e prejudicar o crescimento saudável dos fios. “Daí a importância do detox quando o consumidor não segue a orientação”.

Outra opção que funciona e faz seu cabelo crescer é a reconstrução de algas vermelhas, da marca de produtos Modèle. Personal hair Ivan Gimenez, do salão Spetacollare, diz que além de super hidratar os fios, ficarem brilhosos, fortes, reparar as pontas ressecadas e sem balanço, faz a limpeza e purificação do couro cabeludo e retira as células mortas. “As algas vermelhas combatem os radicais livres e mantêm a saúde dos fios e do couro cabeludo, previnem e tratam a dermatite”. Aplicação em três sessões, uma vez ao mês.

CUIDADOS EM CASA
3101bu0205

LAVAGEM: A saúde dos cabelos começa com cuidados simples em casa, como lavar os cabelos todos os dias, com shampoo de uso diário (indicado pela terapeuta capilar ou personal hair), esfregar bem o couro cabeludo para desobstruir o folículo piloso (local onde nascem os fios), da gordura e dos resíduos de produtos. É bacana aproveitar o momento de aplicação do shampoo para massagear o couro cabeludo, estimulo à microcirculação e o desenvolvimento dos fios. A aplicação do condicionador deve ser feita apenas no comprimento e nas pontas dos cabelos, jamais no couro cabeludo, orientam as terapeutas capilares. E a recomendação vale na hora de aplicação das químicas (coloração, alisamento…), no salão de beleza. Os produtos devem ser retirados completamentes.

SECAGEM: Para secar o cabelo, retirar o excesso de água, o ideal é apenas amassar os fios delicadamente com uma toalha. Jamais friccionando e causando atrito. Na hora de pentear, os fios devem estar pouco úmidos e o indicado é usar escova de bambu, sempre massageando o couro cabeludo. Lembre: quanto mais você estimula o couro cabeludo, mais o bolbo capilar é irrigado e os fios crescem fortes e saudáveis. O recomendado é não utilizar secador.

MITO OU VERDADE? E essa história de dormir com trança não faz os fios crescerem não. “É mito”, afirma a terapeuta capilar cearense Cristina Carioca, do Zárif. Já o uso de plantas, como a babosa, em tratamentos caseiros, Cristina diz que não tem problema. “Mas, apesar da babosa ter o poder cicatrizante, eu não acredito em misturas caseiras, porque não têm poder de penetração. Hoje, contamos com produtos com nanopartículas”.

Recomendado para você