Beleza e Saúde

ESCOVAR OS DENTES NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM

Escovar os dentes não é tão simples assim quanto parece. E pior: uma má escovação acarreta problemas de saúde, desde o desgaste dos dentes, a uma inofensiva gengivite até uma complicada periodontite, câncer de boca e desencadear doenças sistêmicas que podem afetar todo o organismo como, por exemplo, a endocardite bacteriana. Uma infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração.

 

2106CS2501

Após as refeições, esperar 20min para escovar os dentes 

Lembra que a nossa mãe e avó diziam para escovarmos os dentes longo após as refeições? Pois é, essa recomendação é coisa do passado. Hoje, de acordo com a Odontologia Moderna, a ortodontista ortopedista Melina Cruz, da Clínica Dr. Adriano Abreu, diz que o momento certo para escovarmos os dentes é cerca de 20 min após a alimentação. Logo após as refeições devemos apenas beber água para retirarmos o acúmulo de alimentos que possa ter efeito pigmentante nos dentes.

Após o consume de vinho, os dentistas aconselha a ingestão de água para evitar manchas nos dentes

 “Quando nos alimentamos o ambiente bucal se torna ácido devido à digestão. Quando escovamos os dentes, nessa situação, com pH elevado, o ácido é friccionado contra os dentes o que pode gerar desgaste ao longo da vida”, explica a ortodontista. O atrito do ácido gerado pela escova contra o dente desgasta a estrutura mineral do esmalte que vai deixando-os amarelados. O pH ideal do interior da boca para escovar os dentes é o neutro, em torno de pH 7.

 “Muitas vezes, os dentes amarelados são resultado do desgaste da estrutura mineral ao longo da vida, que deixa a dentina mais à mostra e não de manchas propriamente ditas. As manchas podem agravar o problema de dentes escurecidos”, avisa Melina Cruz.

 

2106CS2506

Ortodontista ortopedista Melina Cruz

 

Recomendado para você