Beleza e Saúde

CONHEÇA OS ALIMENTOS SIMILARES QUE PODEM SER VILÕES NO EMAGRECIMENTO

Quando o assunto é a alimentação saudável sempre uma vasta quantidade de dúvidas é posta a mesa, afinal, existe uma diversidade de dietas e sugestões para adaptar as refeições.  Um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de realizar essa adaptação diária é a substituição de determinados alimentos por outro com menor caloria. Mas afinal, essa substituição é realmente uma boa opção?

Ao optar por uma qualidade de vida mais saudável através da alimentação é importante estar atento em diversos fatores. No caso das substituições de alguns alimentos, pode parecer uma opção mais saudável, porém, nem sempre realmente é.

“Alguns alimentos parecem ser facilmente substituídos por outro, por este motivo é muito importante saber as diferenças entre eles para não cair em uma cilada. Para comer de maneira saudável é preciso reduzir o consumo dos produtos que contêm conservantes, corantes, adoçantes agrotóxicos e optar por alimentos naturais, com maior quantidade de vitaminas, fibras e minerais”, exemplifica André Veinert Nutrólogo na Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.

Confira abaixo uma lista com os principais erros com alimentos similares que as pessoas consomem:

leite-desnatado

LEITE DESNATADO X LEITE DE SOJA

Rico em proteínas e cálcio, o leite desnatado é o leite de vaca que teve sua gordura removida pela indústria. Além disso, apresenta baixo teor em calorias e colesterol, sendo também uma boa fonte de riboflavina e vitamina B12 e não contém gordura saturada. Consumir um copo de 200 ml possui aproximadamente 75 kcal.

A opção em soja é extraída do grão e é a melhor opção para pessoas intolerantes à lactose. Muito utilizado pelos vegetarianos por ser um extrato vegetal, ele apresenta baixa quantidade de gordura saturada, é isento de colesterol e contêm baixa quantidade de vitamina D e cálcio. Um copo de 200 ml equivale cerca de 82 kcal.

Melhor opção: Neste caso o leite desnatado, por ser mais completo em relação a vitaminas e proteínas. Porém, é preciso verificar a resposta de cada organismo na hora de escolher o melhor produto.

pao-integral

PÃO INTEGRAL X PÃES COM GRÃOS

O pão integral é rico em fibras, porém não tão rico quanto o pão de 12 grãos. Suas vitaminas se destacam quando comparados ao pão branco normal. Duas fatias possuem aproximadamente 135 kcal.

A opção com grãos por conter uma variedade de diferentes tipos de grãos, possuem maior quantidade de fibras, garantindo uma sensação de saciedade por mais tempo. Duas fatias correspondem a 115 kcal aproximadamente.

Melhor opção: Os pães feitos com grãos, pois, apresentam maior quantidade de fibras através da variedade dos mesmos.

sliced ricotta cheese

QUEIJO BRANCO X RICOTA

O queijo branco é feito com leite de vaga integral, contendo maior quantidade de cálcio e proteína que a ricota, porém possui mais calorias. (30 g possui cerca de 69 kcal).

Já a ricota é produzida apenas com o soro do leite, apresentando menos sódio e menor quantidade de gordura e calorias. (30 g equivalem a 43 kcal)

Melhor opção: Para perder peso a ricota é a pedida certa. Se o objetivo é aumentar a proteína da dieta, o queijo minas tradicional é o mais indicado.

SUCO NATURAL X SUCO INDUSTRIALIZADO LIGHT

Os sucos naturais são ricos em vitaminas e fibras, ao contrário dos sucos industrializados, que são adicionados conservantes em sua composição, adoçantes em excesso, corantes, e não preservam as vitaminas e fibras dos sucos de frutas naturais.

Melhor opção: Neste caso os sucos naturais. Se o objetivo é emagrecer, as escolhas das frutas devem ser as de baixa caloria como abacaxi, melão, limão e maracujá, sem a utilização de açúcar.

“O ideal é adequar a alimentação de acordo com o seu objetivo. Quanto mais você comer com qualidade, mais vai ajudar sua saúde. Não se obrigue a comer certos alimentos e cortar outros. O excesso deles sim faz mal”, conclui o nutrólogo.