Beleza e Saúde

Cirurgião plástico Eduardo Furlani fala que envelhecer vai muito além das rugas

Cirurgião plástico Eduardo Furlani (CRM 8316 / RQE 5876), da Clínica Eduardo Furlan, fala que a percepção do envelhecer vai muito além das rugas e que todo o formato do rosto é afetado e quais tratamentos podem mudar essa história.

1402CS2505

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO -O que nos envelhece?

EDUARDO FURLANI – Estas rugas estão me envelhecendo! A frase se repete entre os que buscam rejuvenescimento, mas será que isso é mesmo o principal?Há meio quarteirão de distância, somos facilmente capazes de dizer a idade aproximada de uma pessoa de 20 anos e de outra de 50, mesmo não conseguindo ver rugas e linhas de expressão em nenhuma das duas. Ou seja, talvez as linhas de expressão, as rugas não sejam os principais denunciadores da idade.

 

RFF – A percepção do envelhecer vai muito além das rugas? É isso?

EF –Percebemos o formato do rosto à distância, à meia luz e, até mesmo, de relance. É que temos padrões de formatos instintivamente gravados na memória e associamos à idade. Portanto, a calvície ou a presença de rugas e de cabelos brancos afetam a percepção da idade, mas não são os principais fatores.

 

RFP – E quais são esses fatores da percepção do envelhecimento?

EF – Ao envelhecermos, perdemos massa muscular, óssea e gordurosa. Essa perda altera o formato do rosto, dando a impressão de que tudo está caindo.É como se fossemos um balão de festa bem cheio enquanto crianças, com formas convexas e homogêneas, sem sombras. À medida que o balão vai esvaziando, se criam irregularidades. Volumes e depressões se intercalam formando vales de sombras.

 

RFP – O formato do rosto muda muito, então?

EF – O rosto, que tinha um formato de coração, com as maçãs bem preenchidas, vai dando a impressão de “escorrer” e ficar mais quadrado.

 

RFP – Em que se baseiam os tratamentos de rejuvecenciemento facial?

EF – O rejuvenescimento facial está ligado a três principais fatores: cuidados com a pele, reposição de volume perdido e reposicionamento de volume deslocado.Para isso, existem soluções cirúrgicas, como o lifting facial e minimamente invasivas, como os preenchimentos, biolifting, descolamento compartimental, dentre outros.