Beleza e Saúde

A IDADE DA CIRURGIA PLÁSTICA

 

2802CS2501

A exemplo da atriz Kim Basinger, as pessoas acima de 50 anos buscam a cirurgia plástica para deixá-las bem na sua idade

1 – De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, em 2014, os americanos, entre 55 anos ou mais, realizaram 24% de todos os procedimentos de cirurgia plástica, enquanto aqueles com idade entre 40-54 anos realizaram cerca de 34%, a maior porcentagem de todas as faixas etárias.

2 – Os procedimentos mais desejados entre os que estão entre 40-54 anos são os que contribuem para o rejuvenescimento facial. “Esse grupo opta mais por procedimentos não-cirúrgicos, como: preenchimentos e a aplicação de toxina botulínica. Os liftings de pálpebra e de sobrancelha também são muito procurados”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (CRM-SP 62.735), de São Paulo.

3 – A cirurgiã plástica cearense Adivânia Pinheiro (CRM 10565 / RQE 6285) diz que mulheres nessa faixa etária recorrem mais à cirurgia por sofrerem mais com a flacidez e o surgimento de rugas e sulcos, causados pela menopausa e a queda na produção de hormônios. “Os homens também sofrem com o envelhecimento muito acelerado nesta etapa da vida”.

4 – Mesmo sofrendo os efeitos do envelhecimento a todo vapor, homens e mulheres acham que menos é mais e um ajuste mínimo é o suficiente para que se sintam bem, assim como acontece com a atriz americana Kim Basinger, linda aos 62 anos, com pequenos retoques. “Eles desejam que o resultado da cirurgia plástica seja o mais natural possível”, conta Adivânia Pinheiro.

2802CS2502

Cirurgiã plástica cearense Adivânia Pinheiro

5 – Além dos procedimentos para combater os sinais de envelhecimento, há uma tendência de cirurgias de mamas entre as mulheres na casa dos 50, embora não da maneira usual. “Na verdade, são atualizações da cirurgia de mama que elas fizeram quando eram mais jovens”, observa o cirurgião plástico Ruben Penteado. Isso não significa que as mulheres estão aumentando as mamas, muitas vezes, estão apenas fazendo uma atualização da cirurgia anterior.

 

2802CS2503

Cirurgião plástico Ruben Penteado, de SP

6 – Para a maior parte dos pacientes com mais de 50 anos, ao optarem por uma cirurgia plástica, o objetivo não é parecer mais jovem, mas ter um olhar, uma aparência menos cansada. “Isso é o que é relevante para essa faixa etária”. Preferências estéticas evoluem naturalmente ao longo do tempo. O cirurgião plástico precisa estar atento a esses fatos.

 “EU ME ARREPENDO DE TER FEITO”

2802CS2504

Por volta dos 50 anos, atriz Fernanda Montenegro retirou as bolsas debaixo dos olhos. “Só que voltaram com mais violência, de maneira que tiveram muito mais personalidade e eu não vou mais mexer nisso”, conta.