Beleza e Saúde

30 DIAS ZERO AÇÚCAR, DESAFIO DA NUTRI BELA GIL

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A nutricionista e chef propõe a ficar 30 dias sem o consumo de açúcar

É verdade mesmo, não é pegadinha de 1º de abril, a nutricionista Bela Gil propões aos seus seguidores, no Instagram ficar 30 dias sem ingerir açúcar. Vai aderir à campanha #desafiodabelaçúcar ? Para Bela, o açúcar é a causa de muitas doenças crônicas, “que já viraram epidemias, como diabetes, câncer e obesidade”.

À primeira vista, parece fácil, é só deixar de comer docinhos e tudo resolvido. Só que não é bem assim. Olha é um desafio e tanto, porque o açúcar (um carboidrato simples) se esconde em vários alimentos que muita gente nem imagina, tipo: molho de tomate, defumados e carboidrato (pães, macarrão, salgadinhos…). E mais: nas frutas também são fonte de açúcar, no caso a frutose.

Então, ficar sem o tal açúcar significa seguir uma dieta restritiva, durante 30 dias. E vou confessar a você, uma vez fiquei sete dias ZERO açúcar, num programa de desintoxicação alimentar, orientado pela nutricionista Kamila Melo, do Revigore, na Stetic Class. Nos três primeiros dias Ok, depois começaram dor de cabeça, mau humor, falta de paciência, irritação… São efeitos da abstinência, segundo o médico endocrinologista e nutrólogo Daniel Frota (CRM 12244), provocados pela dependência moderada do açúcar #cruzes.

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Bela Gil desafia seus seguidores nas redes sociais

RADICAL

Como o açúcar é uma caloria vazia, ZERO de nutrientes, Bela Gil defende o radicalismo para ajudar as pessoas a entenderem sua relação com o consume da substância, que é excessiva no Brasil, e encontrar o equilíbrio e sentir no corpo que o açúcar não é necessário para nosso bem-estar. “Quanto mais a gente adoça um café, mais tolerância criamos. E quanto menos consumimos, menos sentimos necessidade”, explica. Depois do detox geral, dos 30 dias, Bela propõe um consumo consciente e equilibrado.

Ah, e se você não sabe viver sem açúcar, tem como diminuir a velocidade que a substância leva para ser absorvido pelo organismo, prestando atenção ao índice glicêmico dos alimentos e fazendo combinações supersimples, como: ao comer pão de massa branca, combinar a uma proteína, tipo assim. Os carboidratos integrais, frutas, legumes e verduras contêm açúcar, tudo bem, mas são saudáveis e contêm fibras que baixa o índice glicêmico e evita picos de insulina, no sangue, explica Bela Gil.