Beleza e Saúde

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO COM VENTOSAS, COM A FISIOTERAPEUTA GLÁUCIA BRANDÃO, DA FERTIVIDA

 

A fisioterapeuta Gláucia Brandão, especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura, da Fisiovida que montou uma verdadeira clínica no nosso evento “Casa Organizada, Vida Harmonizada. Conheça o movimento Organizer”, no Lounge Manhattan O POVO Experience, aborda a ventosaterapia que provocou fila entre os convidados que desejavam conhecer o tratamento.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – O que é a ventosaterapia?

GLÁUCIA BRANDÃO – É um tratamento para combater dores nas costas, no pescoço, rigidez, muscular, reumatismo, fadiga, enxaqueca, ansiedade. Auxilia contra o estresse tem efeito desintoxicante. Uma técnica muito antiga da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que utiliza a sucção como forma terapêutica.

RFP – Como funciona?

GB – Por meio da ventosa, produzimos um efeito de vácuo, sugando a pele e o músculo. Abrimos os poros e mobilizamos a circulação sanguínea e linfática do corpo, favorecendo a nutrição dos músculos. Alívio das tensões, dores musculares e articulações.

RFP – As ventosas podem ser associadas a outras técnicas?

GB – Na minha prática clínica, utilizo várias técnicas. No caso das ventosas ou da acupuntura, utilizo mais de uma técnica, dependendo da queixa do paciente, complemento a outro tratamento. Mas também posso utilizar as ventosas sozinhas, principalmente nos pacientes que têm medo de agulha.

RFP – Chamou muita atenção os hematomas nas costas do nadador Michael Phelps, nas Olimpíadas do RIO, ano passado, provocados pela sucção das ventosas. A terapia é mais indicada para atletas?

GB – Não. Além dos atletas e esportistas em geral se beneficiarem muito das ventosas, pela restrição de várias medicações, devido ao doping, pessoas que possuem restrições de analgésicos e antiflamatórios procuram muito a ventosaterapia.

RFP – Quanto tempo é realizado o tratamento?

GB – O número de atendimentos depende muito da queixa do paciente, mas normalmente indicamos 10 atendimentos. Para pacientes sem restrições, com objetivo de apenas a manutenção da saúde, deve-se então efetuar a técnica a cada 15 ou 30 dias. O tempo de atendimento gira em torno de 50 min.