Beleza e Saúde

DENTISTA CLÁUDIA PAIVA EXPLICA QUAIS FATORES PODEM FAZER COM QUE UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO VÁ POR ÁGUA A BAIXO

 

Bruxismo agrava o problema dos dentes se movimentarem, após tratamento ortodôntico? Por que os dentes entortam? A dentista Cláudia Paiva responde a essas e outras perguntas.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Por que os dentes entortam?

CLÁUDIA PAIVA – Quando nascemos, temos características de nossos pais, algumas vezes dentes grandes e tamanho da arcada pequena. Por exemplo. Por esse motivo, os dentes vão estar fora do alinhamento desejado e pouco estético. Outro problema é quando o paciente remove o aparelho ortodôntico e não usa a contenção no tempo recomendado. Aí, os dentes sofrem uma acomodação e saem um pouco do alinhamento.

RFP – Então, é comum os dentes se movimentarem após o uso de aparelho?

CP – Importante também é o ortodontista balancear a oclusão nos movimentos funcionais, se isso não for feito e o dente estiver com algum contato prematuro, o dente pode se movimentar

RFP – A respiração influencia e problemas como adenoide agravam o problema? 

CP – O paciente com problemas respiratórios normalmente é respirador bucal e as características desse paciente é ter um palato muito profundo, diminuindo o contorno da arcada. Se os dentes forem grandes não vai haver espaço suficiente, então ficarão desalinhados.

RFP – E o bruxismo agrava o problema?

CP – O bruxismo causa o desgaste dos dentes que pode levar a movimentos indesejados e até fraturas dentárias. Este desgaste causa diminuição da dimensão vertical do paciente que precisa ser recuperada com uma reabilitação feita por um especialista.

RFP – Qual a solução?

CP – O bruxismo tem a causa multifatorial e não tem cura, o que fazemos é recuperar todos os fatores perdidos devolvendo uma oclusão balanceada, esta reabilitação é feita em toda a arcada e para dormir confeccionamos uma placa em resina para protegermos os dentes.