Beleza e Saúde

RINOPLASTIA PERSONALIZADA, COM CIRURGIÃ PLÁSTICA LIVIA CARVALHO, DE JUAZEIRO DO NORTE

De uns cinco anos para cá, a procura pela cirurgia plástica de nariz aumentou e muito. Se antes a lipoaspiração e a colocação de próteses de silicone nos seios dominavam absolutas, hoje, a rinoplastia corre pela dianteira e ganha cada vez mais pacientes. O surgimento das selfies, as pessoas se analisando e seus perfis sendo analisados a toda hora, nas redes sociais, e o aperfeiçoamento das técnicas e a capacitação dos cirurgiões são algumas das razões do aumento pela cirurgia.

Mas antes de você se entregar ao bisturi, é bom ficar atendo a alguns detalhes. A cirurgiã plástica Lívia Carvalho (CRM 18393 / RQE 7941), da Região do Cariri, diz que não existe nariz perfeito, mas um nariz que combina com o rosto do paciente, que o faça se sentir bem. É a personalização, cada pessoa com seu nariz, respeitando a etnia, características físicas e a raça. “Uma mudança no padrão estético. Hoje, fazemos a remodelação nasal e não apenas redução de nariz”, avisa a cirurgiã, recém-chegada de Estambul (Turquia), onde fez um curso denominado de Fellowship, em Rinoplastia.

É porque “antigamente, a rinoplastia era basicamente uma cirurgia de redução nasal, o que gerou vários estigmas. A remoção excessiva de estruturas nasais resultava em um nariz muito pequeno e curto, além de obstruído, ou seja, com aspecto artificial e disfuncional. Você lembra do nariz do cantor americano Michael Jackson?

E o desejo do paciente em mudar o septo, o dorso, levantar a ponta, diminuir ou não as cartilagens alares do nariz tem de estar sintonizado também com a possibilidade e limites das técnicas e da própria estrutura do rosto. No perfil, Lívia Carvalho conta que o formato do nariz segue em harmonia com a projeção do mento (queixo) e o terço médio da face, dentre outros. “Vista a face de frente, nós, cirurgiões levamos em consideração a largura do nariz em relação à distância intercantal (canto medial de cada olho)”, explica a cirurgiã plástica, que fez recentemente uma pós graduação em cirurgia crânio facial, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A rinoplastia é feita na estrutura nasal e corrige as deformidades e modifica o formato do nariz, é capaz de corrigir a ponta do nariz pouco definida ou caída, dorso nasal proeminente e base alargada, dentre outros problemas e proporcionar um perfil e ângulos perfeitos, nos clicks e nas gravações. Redes sociais com ângulos perfeitos. Além das razões estéticas, pode melhorar a respiração em pacientes que sofrem com desvio de septo nasal.