Beleza e Saúde

SAIBA TUDO SOBRE PREENCHEDOR LABIAL, COM CIRURGIÃO PLÁSTICO DALVO NETO

FOTO DIVULGAÇÃOKylie Jenner é um exemplo de preenchimento labial bem sucedido

FOTO DIVULGAÇÃO

Para alguns, os lábios de Anitta passaram do ponto, ficaram exagerados

Se ouvíamos em um passado não tão distante “queria ter os lábios de Angelina Jolie”, hoje, a nova geração está mais ligada na boca de Kylie Jenner e de Anitta (adoro, admito) e não se conforma com lábios finos ou sem contorno definido, vai em busca de preenchedores. Melhor: não tem problema em admitir que passou pela transformação para corrigi-los e realçá-los. Assim fizeram a socialite americana e a cantora brasileira.

“Desde o período da Roma e da Grécia antigas as mulheres tinham truques para deixar os lábios mais sensuais. Naquela época, elas mordiam e pressionavam a boca, no intuito de causarem aumento na região. Atualmente, temos outras ferramentas”, afirma o cirurgião plástico Dalvo Neto (CRM 9100 / RQE 6913), da Clínica Isaac Furtado.

Mas o que dá para corrigir e realçar com os novos procedimentos? Melhorar o contorno, o arco do cupido, harmonizar o volume dos lábios inferior e superior, dá equilíbrio e proporção. “Ainda é possível corrigir os problemas relacionados ao tabagismo que causam envelhecimento precoce, lábios finos, rugas periorais da mimica facial (ato de falar e manipular a boca), a ‘boca de marionete’”, explica.

Cirurgião plástico Dalvo Neto explica as técnicas de embelezamento dos lábios

ÁCIDO HIALURÔNICO

O método mais procurado para embelezar os lábios é o ácido hialurônico (presente na pele, responsável por manter a pele elástica e hidratada), um procedimento simples, sem riscos, uma substância moldável e que dá um resultado natural e temporário. “Sabemos que a boca representa uma área bem nobre do rosto humano, chegando ao fato de que 90% das atrizes globais serem ‘obrigadas’ e patrocinadas pela TV para realçarem o contorno labial”, afirma Dalvo Neto.

Segundo o cirurgião plástico, na primeira sessão, é importante aplicar uma ampola de ácido hialurônico e aguardar a evolução e adequação do produto, por 15 dias. “A grande maioria das pacientes sempre quer um pouco mais, até porque experimenta o período inicial de inchaço de dois a quatro dias, em que os lábios ficam bastante entumecidos e vão regredindo e deixando de ser mais notados”, observa.

SKINBOOSTER

Há ainda o Skinbooster com o Restylane Vital, indicado para quem já tem lábios carnudos. À base de ácido hialurônico, a substância, de efeito temporário, hidrata a região, realça e define o contorno dos lábios e o arco do cupido. Ideal ainda para amenizar as ruguinhas do código de barras, comum nos fumantes. Reaplicação a cada 30 dias.

LIPOENXERTIA

Além do ácido hialorônico, existe a lipoenxertia labial. “Um preenchedor permanente”, onde uma pequena quantidade de gordura é retirada do corpo e aplicada nos lábios. O único probleminha é que parte da gordura, de 40% a 50%, pode ser reabsorvida pelo organismo e criar partes irregulares, nos lábios, que tem de ser corrigida com nova intervenção. O procedimento deve ser realizado em ambiente cirúrgico e provoca inchaço por alguns dias.

FOTO DIVULGAÇÃO

Donatella Versace exagerou no preenchedor labial e ficou com boca de volume extravagante

CUIDADO

O cirurgião plástico Dalvo Neto faz questão de frisar os riscos dos preenchimentos excessivos e deformantes, que descaracterizam os conceitos de beleza e dão um ar de artificialidade e de exagero aos lábios, causando estigmas indesejáveis como da internacionalmente conhecida Donatella Versace. O exagero foi tanto para camuflar os efeitos do tabagismo e do avançar da idade da estilista, que o método causou a impressão de “boca de peixe”.

No preenchimento com ácido hialurônico, tem de ser observada a concentração da substância, que “varia de 8mg/dl a 16 mg/dl, para a garantia de um preenchimento sem os riscos do surgimento de ‘bolinhas’, nos lábios”, ou resultado artificial. No entanto, diz o cirurgião, às vezes, é necessária uma quantidade maior de produto, de duas a três ampolas para uma perfeita harmonia.

TOXINA BOTULÍNICA

A substância é utilizada em pequenas quantidades apenas para diminuir as rugas, chamadas popularmente de “códigos de barras”, através da diminuição da contração dos músculos, sem perder os movimentos. O Botox jamais é indicado para avolumar os lábios.