Beleza e Saúde

ALIMENTAÇÃO PARA DÁ PIQUE NA AVENIDA, COM NUTRICIONISTA BRUNA NAVARRO

1 – Carnaval arrasta multidões, tempo de muita dança, música, fantasias e bebidas alcoólicas e para você continuar no pique da folia, sem perder o ritmo, e chegar na Quarta-feira de Cinzas de bem com a vida, fique de olhos bem abertos às dicas da nutricionista Bruna Navarro, da Clínica do Cirurgião plástico Eduardo Furlani,

2 – “Muitos esquecem que o principal para aguentar os dias de folia é mesmo a alimentação de forma l, para evitar incômodos e indisposições durante e após o evento”, diz a nutricionista. E vamos às dicas!

3 – “Evite carboidratos simples, como bolos, pães brancos, massas, biscoitos e pizzas. Eles causam picos de glicose no sangue, gerando acúmulo de gordura e cansaço. “Prefira carboidratos complexos, como pães 100% integrais, arroz integral, batata doce, aveia, quinoa e feijão. Estes alimentos possuem alto teor de fibras e nutrientes, baixo índice glicêmico e aceleram o metabolismo (Opa, mais energia pra folia!).

4 – E é possível evitar até a ressaca da Quarta-feira de Cinza, promovida pelo efeito diurético do álcool. Duvida? Então vamos aos conselhos de Bruna Navarro: “É fundamental estar bem hidratado, durante toda a maratona festiva. Antes de sair de casa, beba muita água de coco ou isotônicos. Eles amenizam os efeitos do álcool, pois repõem os eletrólitos”. E durante o agito, a nutricionista aconselha beber muita água entre uma dose e outra.

 

5 – E no fatídico “dia seguinte”, abuse de sucos e frutas. “Elas ajudam na reidratação e reposição de vitaminas e minerais. Contudo, evite as frutas ácidas, elas agridem a mucosa do trato gastrointestinal”.  Não esqueça também de levar algo para comer durante o pula-pula. “Barrinhas, castanhas ou carboidratos em gel são ótimas opções!”.

6 – Assim, carregando comidinhas na bolsa, você vai evitar comer alimentos inadequados, normalmente oferecidos nesses tipos de evento, como frituras e sanduíches. “Além de serem pobres nutricionalmente, ajudam a ganhar peso”. E se você tiver de sair de casa correndo para não perder o trio e esqueceu do lanche em casa, dê preferência a churrasquinho de frango, milho cozido e picolé de fruta. “Mas cuidado com a procedência. Um alimento estragado pode fazer com que seu maior relacionamento durante a festa, seja com a latrina”, alerta a nutricionista.