Beleza e Saúde

BATE-PRONTO: PSICÓLOGO ALEXANDRE MALLET DÁ DICAS DE COMO PODEMOS AJUDEMOS UMA PESSOA COM DEPRESSÃO?

107.23.176.162 /beleza/2018/08/13/bate-pronto-psicologo-alexandre-mallet-da-dicas-de-como-podemos-ajudemos-uma-pessoa-com-depressao/
6 Seja o primeiro a comentar

Você conhece alguém que sofre de depressão? O psicólogo Alexandre Mallet nos dá algumas dicas de como podemos ajudar. A depressão é uma doença que atinge mais de 11 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde. Uma liderança que nos torna o País da América Latina com maior incidência.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Como podemos ajudar uma pessoa que sofre de depressão?

ALEXANDRE MALLET – É importante saber que a depressão é uma doença crônica e recorrente, provocada por alterações químicas no cérebro relacionadas a neurotransmissores relacionados à regulação do humor. Traz uma tristeza profunda, desesperança, baixa autoestima, culpa e distúrbios de sono e apetite.

RFP – É muito comum dizermos a quem sofre de depressão que ela não tem motivos para sofrer assim. Isso ajuda ou atrapalha?

AM – NUNCA diga para uma pessoa com depressão que ela não tem motivos para estar assim. Não fale que suas razões são bobas, pois isso só vai fazê-la se afastar e ficar introspectiva. Lembre-se de que apenas quem está passando pelo momento sabe o quanto está sendo difícil.

RFP – Como o psicólogo pode ajudar?

AM – O familiar, um amigo pode se oferecer para agendar um atendimento com o psicólogo. Uma pequena atitude muito importante para uma pessoa que está deprimida e tem dificuldade para dar os primeiros passos sozinha.

RFP – Só fazer companhia, melhora o quadro da pessoa deprimida?

AM – Companhia é importante. Mostre que você compreende a doença, mas não superproteja. Ajude a organizar atividades para voltar ao convívio social à medida que for progredindo.  E saiba o momento de ficar em silêncio. Apenas a companhia e um abraço podem ajudar. Não foque em falar initerruptamente achando que vai fazer a pessoa esquecer a depressão.