Beleza e Saúde

Óculos mágicos ajudam no tratamento médico de crianças

Projeto de realidade virtual funciona em unidades da Unimed Fortaleza desde 2017 com ótima adesão dos pequenos pacientes e dos pais

 

Que pai nunca teve problemas na hora de dar remédio ou levar seu filho para um exame clínico? É sempre a mesma cena: a criança chora, não quer tomar a injeção ou não facilita a coleta de material. Para evitar estas situações, a tecnologia virou aliada na hora de aplicar medicação nas crianças ou realizar exames clínicos nos pequenos pacientes do Centro Pediátrico da Unimed Fortaleza.

O projeto de Realidade Virtual funciona desde 2017 e convida as crianças a utilizarem óculos especiais na hora da tão temida injeção. A iniciativa tem conquistado a adesão dos pais e dos pequenos pacientes.

Como funciona?

A criança que precisa fazer exame de sangue nos laboratórios da Unimed Fortaleza ou do Centro Pediátrico recebe o óculos virtual e embarca em uma grande aventura. A visita começa no Polo Norte, conhecendo pinguins, tigres e baleias, tudo em 360°. Enquanto a criança está imersa na brincadeira, o exame é realizado e muitas vezes elas nem percebem. O resultado é a troca do choro por um momento de brincadeira e diversão.

Sobre a Realidade Virtual

Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de driblar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

Como utilizar?

O projeto de Realidade Virtual acontece no Centro Pediátrico e em todos os laboratórios da Unimed Fortaleza. Na ocasião, as crianças que precisam fazer exames de sangue têm a oportunidade de experimentar os óculos “mágicos” e viajar para um mundo lúdico e cheio de encantos.