Blog da Clara

Venha aprender sobre ENGAJAMENTO para Instagram

Nessa matéria eu vou te ensinar a usar o Instagram de um modo profissional, com algumas dicas simples você irá bombar seu perfil.

Como sabemos as mídias sociais sempre atualizam para acompanhar o avanço no qual a sociedade evolui rapidamente. Com a criação das plataformas digitais, as pessoas se tornaram com o tempo viciadas nos números, e devido a isso, um tempo atrás o instagram tirou a visualizações das curtidas das fotos dos seus usuários. Antes de falar sobre engajamento, já gostaria de deixar alguns pontos bem esclarecidos. Eu vou ensinar a você como utilizar a ferramente de modo profissional e honesto.

Minha Opinião

Eu achei ótimo, pois os “likes” estavam deixando usuários doentes e presos a um mundo de fantasias e a vida perfeita dentro das telas, o instagram precisou tomar essa medida para diminuir os estragos que ele, mesmo, havia causado, pois muitas pessoas, infelizmente, não tiveram um final feliz devido a fantasias e expectativas criadas em cima de vidas perfeitas sendo vendida através de rede sociais. O Instagram ainda tem muito o que aprender como tratar os criadores de conteúdo, pois o Youtube já faz isso e muito bem. Primeiro que o Youtube paga o youtuber por conteúdo produzido e não por números, claro que é um ponto que conta, porém não é o mais importante. Segundo, o Youtube sempre se preocupa em trazer palestras, workshops e os mais diversos modos de como lidar com a saúde emocional e psicológica de seus criadores de conteúdo. É um ponto fundamental. O Instagram não reconhece os criadores de conteúdo, que por sinal é o que movimenta o instagram, pois como se tornou uma rede comercial de retorno rápido, logo é a mais utilizada na atualidade. Não fornece nenhum tipo de apoio ao criador de conteúdo, seja financeiramente ou psicologicamente, então quem já quer entrar nessa ou entrou, seja consciente que seu pagamento será através de seus parceiros, por isso a necessidade de entender sobre engajamento. E como ele não fornece nenhum apoio, a retirada das curtidas só para amenizar uma situação que já estava ficando fora de controle, algo que eles criaram, a cultura dos números.

 

Vamos começar…

Você, influenciador, não terá como parâmetros mais seus likes, e sim seus seguidores, precisa aprender a trabalhar em cima disso, da criação do conteúdo e como deixar o seu perfil atrativo para empresas e seguidores.

Com a retirada dos likes, as empresas irão medir o engajamento do seu perfil, como você desenvolve seu conteúdo, vende sua imagem e interage com o público.

1) EDITANDO SEU PERFIL

  • Nome: Logo quando eu iniciei, 6 anos atrás, meu objetivo era criar um instagram de dicas, não com a proporção que é hoje e nem utilizando a minha imagem. Com isso, meu primeiro nome foi “You Trendy Always” (Você sempre na moda, pasmem nesse nome grande e em inglês!! TUDO ERRADOOOO!!!) E o nomes sempre acompanharam o instagram e o blog também, como eu vi meu trabalho crescendo senti a necessidade de mudar, com isso eu me tornei o BLOG DA CLARA, e hoje em dia me chamo no instagram de @BlogClaraMenezes .  Vocês sentiram as diferenças dos nomes? Como o último me deixou mais profissional? Mudanças fazem parte até adequar seu trabalho dentro de algo que te deixe esse ar sério e que te agrade.

 

  • Foto: Como está sua foto de perfil? Opte por fotos claras e objetivas, que mostrem você. Antes eu usava fotos que me agradavam, mas não me mostravam tanto, então juntei o útil ao agradável, hoje a minha foto me mostra e eu gosto da foto (gostem da foto de vocês, não deixem lá porque eu to dando a dica, juntem as duas coisas!). Fotos preto e branco, é ótimo para postar, mas não como perfil, pois como fica uma foto pequena de se ver, sempre deixe a foto nítida para quem tá chegando para te conhecer, será sua porta de entrada para o sucesso. Hoje, eu uso está foto, mostra meu rosto, me apresenta para quem está chegando nitidamente. Não precisa ser uma foto 3×4, tá galera?!

Foto de perfil do instagram @blogclaramenezes

  • Biografia: Pode parecer bobo, mas todos amam e se torna atrativo. Além de ajudar a resumir a imagem ou a mensagem que você deseja passar. Uma grande funcionalidade do Instagram é a possibilidade de adicionar um link clicável em seu perfil. Com ele você facilita o caminho dos seus seguidores até o seu site, gerando mais tráfego, e pode ser algo para negociar seus parceiros, a visibilidade de um espaço exclusivo. As quebras de linhas ajudam a organizar em frases curtas e de fácil visualização o propósito de seu perfil na rede social. Como por exemplo, espaçamento entre as frases da biografia. No meu perfil, eu sempre deixo bem claro o que eu sou e o que eu falo, como eu falo de tudo, eu já deixo bem claro sobre isso e também meu instagram pessoal para quem quiser seguir (é algo opcional separar sua vida pessoal e profissional, mas se for mesclar os dois, sempre ter um filtro sobre o que postar). Sempre eu coloco meu site para expor meu trabalho.

 

biografia do instagram @blogclaramenezes

 

 

2) DESTAQUES

O destaque do Instagram Stories é uma ótima maneira de compartilhar informações importantes sobre sua marca diretamente no seu perfil do instagram. Todas as fotos e vídeos dos Stories ficam arquivadas no instagram para evitar o desgaste de memória. E hoje em dia tudo tem a opção dos destaques, com isso o conteúdo desejado fica disponível para os seguidores reverem inúmeras vezes, ótimo para divulgação de parceiros. Procuro sempre deixar meus destaques padronizados, assim fica mais harmonizado, e deixando meus parceiros de modo diferentes para realmente ter um “destaque”.

DESTAQUE do instagram @blogclaramenezes

 

3) PERFIL COMERCIAL

Desde 2016 o instagram lançou a opção de perfis comerciais dentro de sua plataforma. Com ela você pode usar alguns recursos extras de contato e obter métricas valiosas em relação à sua audiência e ao seu perfil. Você pode utilizar para ver a faixa etária do seu público, quais os estados que seus seguidores são mais engajados, melhor horário de postagem, e outras informações que você pode obter com o perfil comercial.

 

Vou  dividir essa matéria em DUAS PARTES para não tornar a leitura cansativa. Semana que vem eu retorno com o tema focando para DICAS DE FOTOGRAFIA para o instagram e acrescentando mais algumas dicas em relação ao perfil.

 

Se você estar lendo pela primeira vez, seja bem vinda (o)!

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https://www.instagram.com/blogclaramenezes/

 

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